Saúde

Hormônio da felicidade! Saiba como aumentar a serotonina com 4 dicas práticas

Níveis mais baixos de serotonina mostram-se frequentemente associados a sentimentos de tristeza, ansiedade e fadiga. Saiba como afastar o desânimo e o mau-humor

Foto: Reprodução/Freepik

Popularmente conhecida como ‘hormônio da felicidade”, a serotonina tem papel fundamental no equilíbrio e no controle das emoções.

Regula o ritmo cardíaco, o sono, memória, apetite e até mesmo a temperatura corporal. Nada mais é que um neurotransmissor, tipo de substância produzida por determinados neurônios com o objetivo de enviar mensagens a outros.

Portanto, níveis mais baixos, mostram-se frequentemente associados a sentimentos de tristeza, ansiedade e fadiga. A boa notícia é que existem várias estratégias para aumentar os níveis desse neurotransmissor.

>> Farinha de buriti: como dieta com superalimento pode melhorar a sua saúde

>> Fumaça de queimadas no ES pode causar pneumonia; entenda

>> Como um tratamento individualizado pode ajudar contra a depressão?

Se você já parou para pensar como anda o seu humor, disposição e chegou a conclusão de que as coisas não vão lá tão bem, algumas dicas podem ajudar a elevar os níveis de serotonina e, como consequência melhorar seu bem-estar geral Antes, é preciso identificar os sinais da baixa nesse hormônio.

Sinais de baixa serotonina

* Insônia;

* Fadiga;

* Irritação;

* Dificuldade de concentração;

* Distúrbio alimentar.

6 dicas para aumentar a serotonina

1. Dieta rica em triptofano:

Alimentos ricos em triptofano podem ajudar a estimular a produção do neurotransmissor: frango, nozes, sementes e laticínios.

Frutas como bananas e abacates também são boas opções, já que contêm compostos que podem promover a produção de serotonina.

2. Pratique exercícios físicos:

Além de melhorar a saúde do coração, a atividade física aumenta a energia e desempenha um papel importante na regulação dos níveis de serotonina.

Caminhada, corrida e até mesmo yoga podem ajudar a aumentar a produção de serotonina e endorfinas. Você pode começar com 30 minutos de exercício moderado diariamente.

3. Banhos de sol:

A luz solar é um regulador muito importante da produção de serotonina. A exposição direta à luz do sol ajuda a estimular a síntese de serotonina no cérebro.

Aqui, a ideia é, caso seja possível, passar algum tempo ao ar livre durante o dia, especialmente nas primeiras horas da manhã.

4. Procure dormir bem:

Boas noites de sono são indispensáveis para a regulação dos neurotransmissores, incluindo a serotonina.

A dica é criar uma rotina de sono: vá para cama de noite e acorde à mesma hora todos os dias. Criar um ambiente acolhedor para o sono, com pouca luz e sem distrações eletrônicas também é primordial para a boa qualidade do sono. Descanse!

5. Relaxamento e meditação:

Estresse crônico pode reduzir os níveis de serotonina e afetar negativamente o humor.

Meditação, respiração profunda e mindfulness, são bons exemplos de técnicas de relaxamento que ajudam a aliviar o estresse, aumentando os níveis de serotonina. Dedique alguns minutos do seu dia para essas práticas!

6. Cuide da sua vida social:

Interagir socialamente de modo saudável pode proporcionar impactos positivos na produção de serotonina.

Passe mais tempo com amigos e familiares e busque participar de atividades sociais, sempre que possível. Ao construir relacionamentos positivos, o humor tende a melhorar aumentando, consequentemente, os níveis de serotonina.