O Hospital Santa Rita está com processo seletivo de vagas remanescentes em aberto para os programas de Residência Médica em Cirurgia Oncológica (2 vagas) e Radioterapia (1 vaga).
A ficha de inscrição e o comprovante do pagamento da taxa de R$ 200,00 podem ser enviados para o email [email protected], de 27 de fevereiro até o dia 6 de março de 2025. O edital encontra-se disponível no site da instituição www.santarita.org.br
Estudo da Demografia Médica
Segundo a Demografia Médica, publicada em 2023, a Residência Médica (RM) é regulamentada no Brasil desde 1977 e é destinada à especialização de profissionais médicos. Caracteriza-se por treinamento em serviço, sob responsabilidade de instituições de saúde que podem ser universitárias ou não. O ingresso na RM é realizado por meio de processo seletivo e chamamento público.
A duração da RM varia de dois a cinco anos e a especialização em áreas de atuação pode acrescentar um ou mais anos de residência.
Vale salientar, no entanto, que não é obrigatório cursar RM para exercer a medicina no Brasil. Segundo o estudo apresentado pela Demografia Médica, há profissionais da área que adiam a entrada na RM ou decidem não cursá-la para atuarem apenas como generalistas.
O desafio para os novos formandos é superar os obstáculos que impedem o preenchimento e ocupação de vagas de RM autorizadas. Um dos caminhos apresentados pelo estudo é diminuir as desigualdades regionais na oferta de vagas de RM e na presença de médicos residentes, o que pode ter impacto na melhor distribuição de médicos especialistas no país.