O Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, é referência no Espírito Santo em ortopedia para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). De janeiro a agosto deste ano foram realizados 2.164 procedimentos cirúrgicos na especialidade de ortopedia na unidade, o que corresponde a aproximadamente 52% do total de cirurgias executadas no hospital.
No mesmo período, a especialidade acompanhou o tratamento de 2.245 pacientes internados nas enfermarias. Os dados evidenciam a importância da unidade para a população capixaba.
No HEUE, a equipe de ortopedista é composta por 56 profissionais. Entre os principais procedimentos cirúrgicos realizados são destaques o tratamento de fratura de fêmur, tíbia, úmero, ombro, bacia, tornozelo, joelho e pé. A maioria dos pacientes atendidos são vítimas de quedas e acidentes automobilísticos.
“Metade dos pacientes internados no hospital são assistidos pela equipe de ortopedia. É um número expressivo de atendimento, que contribui substancialmente na oferta de assistência médica de qualidade na rede de urgência e emergência do Estado”, afirmou Alessandro Silveira, diretor técnico do HEUE.
Um desses pacientes é Washington Marques de Jesus, de 45 anos, que ficou internado no HEUE durante dois meses por conta de uma queda de aproximadamente 15 metros. “Tive fraturas em três lugares na perna e meu estado era bem delicado. Neste período, recebi toda assistência da equipe médica, principalmente da ortopedia, que sempre me manteve informado sobre o meu estado clínico, assim como os demais funcionários. Cheguei grave, mas hoje estou bem, e faço acompanhamento a cada dois meses no ambulatório do hospital”, disse.
Sobre o Hospital Estadual de Urgência e Emergência
Mantido pelo Governo do Estado, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE) é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), desde dezembro de 2015.
A unidade hospitalar atende nas especialidades de ortopedia, neurocirurgia, neurologia, cirurgia vascular/angiologia, cirurgia geral, anestesiologia, cirurgia torácica, cirurgia bucomaxilofacial, terapia intensiva, clínica médica, nefrologia, infectologia, nutrologia.
São 40 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 14 de Unidade de Alta Dependência de Cuidados (UADC) e 121 leitos de enfermaria, ambulatório de especialidades cirúrgicas para pacientes que necessitam de reavaliações, serviço de imagem com RX, tomografia, ultrassonografia, ecocardiografia, ecodoppler, endoscopia e colonoscopia, além de serviço de Urgência e Emergência, que funciona 24 horas.
Os pacientes também podem contar com uma equipe multiprofissional com enfermeiros, técnicos em Enfermagem, terapeutas ocupacionais, psicólogos clínicos, assistentes sociais, nutricionistas clínicas, assistentes sociais, fisioterapeutas e fonoaudiólogos, durante o processo de reabilitação.
Segundo o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), nos primeiros seis primeiros meses de 2019, o hospital atingiu o índice de 98% de satisfação.