Saúde

Hospital oftalmológico de Vitória é primeiro a receber certificação ONA

Comemorando 45 anos, o Hospital de Olhos de Vitória conquistou recentemente a Acreditação ONA

Foto: Divulgação/Hospital de Olhos de Vitória

Contando com alguns dos melhores profissionais do Espírito Santo e realizando constantes investimentos em tecnologia para um bom atendimento, o Hospital de Olhos de Vitória (HOV) conquistou recentemente a Acreditação ONA, sendo o primeiro hospital de oftalmologia do Espírito Santo a conquistar essa certificação.

A conquista comprova a realização de um atendimento focado na segurança do paciente, por meio de processos estruturados, já que o manual da ONA estabelece requisitos específicos, divididos por seções, para cada segmento do serviço oferecido ao paciente, visando a estimular a melhoria contínua dos processos por meio do estabelecimento de padrões e metas, que devem ser observadas no dia a dia operacional.

Atualmente, o HOV soma em torno de 70 profissionais diretos, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, farmacêuticos e pessoas da equipe administrativa. Os anos se passaram, as tecnologias se aprimoraram e o hospital cresceu exponencialmente, mas sempre com a máxima de prestar o mais qualificado atendimento oftalmológico, prevenir a cegueira e melhorar a saúde ocular da população permanecem como pilar fundamental.

Foto: Divulgação/Hospital de Olhos de Vitória
Excelência em práticas, protocolos, processos e controles permitiu que o Hospital de Olhos de Vitória fosse credenciado pela ONA
Foto: Divulgação/Hospital de Olhos de Vitória
Excelência em práticas, protocolos, processos e controles permitiu que o Hospital de Olhos de Vitória fosse credenciado pela ONA

De acordo com a gerente executiva institucional do Hospital de Olhos de Vitória, Heloisa Rodrigues Queiroz, o HOV esteve trabalhando por dois anos incansavelmente na implementação de práticas, protocolos, processos e controles para que os avaliadores credenciados pela ONA pudessem verificar o cumprimento de todos os itens e requisitos padronizados.

“Somos o primeiro hospital oftalmológico do Espírito Santo a obter essa acreditação. E seguimos trabalhando e nos aperfeiçoando cada vez mais. O processo de melhoria é contínuo e queremos alcançar o nível máximo dessa Acreditação”, acrescenta Heloisa.

Pioneirismo

O Hospital de Olhos de Vitória (HOV) foi fundado pelos médicos Cesar Ronaldo Vieira Gomes e Alcides Viana Moraes, pioneiros em muitos tratamentos no estado. Foram eles, inclusive, que realizaram o primeiro transplante de córnea no Espírito Santo, na Santa Casa. Depois, abriram um centro cirúrgico na clínica, para que as cirurgias fossem realizadas em unidade própria.

Quarenta e cinco anos depois, o HOV é um hospital oftalmológico, direcionado a consultas, tratamentos, exames e cirurgias oftalmológicas em geral. Possui uma estrutura privilegiada e uma equipe altamente capacitada, que elevam o Hospital de Olhos de Vitória a um centro estadual de referência em oftalmologia. E tudo isso graças à contínua atualização em conhecimento científico, ao constante investimento em tecnologia e ao relacionamento contínuo e fidelizado com seus pacientes.

Foto: Divulgação/Hospital dos Olhos de Vitória
Parte da equipe médica do Hospital de Olhos de Vitória: compromisso com o paciente a qualquer momento e em qualquer hora do dia

Em 2018, com a construção da nova sede e implantação do centro de diagnóstico e das novas salas do centro cirúrgico, foi realizada a transição de clínica para hospital. Desde então, a instituição passou a agregar novos profissionais de diversas especialidades oftalmológicas, constituindo uma equipe coesa e seleta.

No entanto foi em maio de 2020, após uma reestruturação e adaptação nos processos internos, que ocorreu a ampliação para o atendimento 24 horas, visando a oferecer serviços de urgência, relacionados à trauma na região dos olhos, acidentes com produtos químicos, olhos com vermelhidão intensa, alterações repentinas na visão, perda súbita da visão, entre outros. Essa foi uma grande conquista, pois era o desejo dos sócios poder socorrer seus pacientes a qualquer momento e em qualquer hora do dia.