
O Vitória Apart é o primeiro hospital do Espírito Santo, incluindo instituições públicas e privadas, a receber o selo de qualidade do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). A certificação, que reconhece a excelência do serviço prestado aos pacientes, foi entregue neste mês. Além do hospital, os profissionais de enfermagem do Vitória Apart também receberam certificado pelas boas práticas adotadas no processo assistencial.
De acordo com o vice-presidente do Cofen, Daniel Menezes, poucas instituições no Brasil receberam o selo, que tem como objetivo garantir a segurança do paciente.
“São muitos os requisitos observados pela nossa auditoria. A instituição precisa ter um programa de assistência de enfermagem que visa a segurança do paciente, com todas as diretrizes em relação ao gerenciamento de risco, de forma a proteger o usuário. Esse programa é feito em todas as instituições hospitalares do Brasil, menos de 50 hospitais no país possuem esse selo. Aqui no Espírito Santo, o Vitória Apart é o primeiro a ser certificado”, afirma.
Para Dianna Paiva, Gerente de Práticas Assistenciais do Vitória Apart Hospital, a certificação é um reconhecimento do trabalho realizado pela equipe durante todos os dias, 24 horas, com amor e comprometimento com o bem-estar dos pacientes.
“São 120 requisitos avaliados e nós conseguimos 90%. Esse selo vem para certificar o belíssimo trabalho que cada profissional realiza no dia a dia, por isso nós ficamos muito felizes”, comenta Dianna.
Referência
Para o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren-ES), Wilton Patrício, certificações como essa são de extrema importância porque “mostra que a instituição tem compromisso com a qualidade do serviço de enfermagem que oferece”.
“Para o Coren isso é fundamental, porque nós buscamos garantir à sociedade que eles estão sendo assistidos em uma instituição que a enfermagem preza pela qualidade. É um momento importante para a enfermagem capixaba, um grande marco para toda a categoria, que verá a instituição como uma referência na assistência e na qualidade dos serviços prestados”, avalia Patrício.
Dados alarmantes
Segundo a Organização Nacional de Acreditação, 621 hospitais no Brasil são acreditados. No Espírito Santo, apenas 13 instituições de saúde têm acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) nível 3.
Um número alarmante vem à tona no cenário da saúde brasileira até 2024: a quantidade de hospitais acreditados. Apenas 9,7% possuem Acreditação, a certificação que atesta a qualidade dos serviços prestados. Essa constatação levanta sérias questões sobre a segurança e eficácia dos serviços oferecidos à população, além de destacar a necessidade urgente de melhorias no sistema de saúde.
Três níveis de acreditação
A Organização Nacional de Acreditação (ONA) faz certificações em diferentes níveis, permitindo avaliar a melhoria contínua na gestão de processos das instituições de saúde. A Entidade pode ser acreditada ONA em três níveis:
Nível 1 – Acreditado: São avaliadas todas as áreas de atividades da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais, e a organização de saúde deve cumprir os padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA. O certificado é válido por dois anos.
Nível 2 – Acreditado Pleno: Além dos padrões de qualidade e segurança, a entidade precisa ter um bom desempenho de gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades. O certificado é válido por dois anos.
Nível 3 – Acreditado com Excelência: Além da avaliação dos níveis 1 e 2, esta acreditação engloba a excelência em gestão, comportando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional. É exigência dessa categoria que haja provas do uso da tecnologia da informação em prol da segurança do paciente. O certificado é válido por três anos.