Saúde

Hucam amplia consultas, exames e cirurgias oftalmológicas em Vitória

A nova estrutura permitirá aumentar de 2.500 para 5 mil atendimentos por mês, além de dobrar o número de procedimentos cirúrgicos, de 125 para 250

Foto: ufes

O novo centro oftalmológico do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes) começou a funcionar em Vitória na última quinta-feira (10). A nova estrutura permitirá dobrar o número mensal de consultas, exames e demais procedimentos.

O espaço possibilitará passar de 2.500 para 5 mil atendimentos por mês, além de dobrar o número de procedimentos cirúrgicos, de 125 para 250.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O centro oftalmológico fica no recém-inaugurado prédio do Ambulatório Multirreferenciado 1, que recebeu investimentos de aproximadamente R$ 23 milhões, por meio do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal ao qual o Hucam é vinculado.

Ampliação dos atendimentos

O presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro, reforçou a importância do investimento para o papel estratégico que a Unidade tem na atenção oftalmológica no estado do Espírito Santo. A ampliação será possível graças à nova infraestrutura e à ampliação do corpo clínico.

“Precisamos celebrar esse momento de avanço, e desejo que ele se repita com frequência em prol de um cuidado digno à população. E cuidado significa SUS. Precisamos fazer com que os nossos hospitais universitários sejam, cada vez mais, hospitais do SUS, no SUS e para o SUS. E, mesmo com todo o compromisso social, faça também ensino, pesquisa de qualidade e produza inovação, porque é isso que nos diferencia”, enfatizou.

O reitor da Ufes, Paulo Vargas, relembrou que a adesão à Ebserh trouxe um novo patamar de qualidade na gestão e na eficiência do hospital, e, com isso, o Hucam teve e continua tendo muitos ganhos. 

“Essa nova conquista tem um grande significado para os profissionais de saúde, para a comunidade acadêmica da Ufes e principalmente, para todos os usuários que serão beneficiados”, defendeu.

Destacando os benefícios que a nova estrutura irá possibilitar, o governador Renato Casagrande pontuou na solenidade que “o hospital é um centro de excelência que pode nos ajudar muito a vencer o desafio e ser modelo no atendimento dos serviços de saúde. É um hospital que nos orgulha muito”.

Centro oftalmológico

O centro usará 23 das 50 salas do novo ambulatório, que estarão divididas entre consultórios e salas de exames, além de quatro salas cirúrgicas. 

As áreas de ensino foram contempladas com salas de estudo, de discussão de casos e auditórios. O Banco de Olhos, que realiza quase 70% das captações de córnea ofertadas para a Central Estadual de Transplantes, também funcionará no novo espaço.

O chefe da Unidade de Oftalmologia, Anderson Serafim, destacou que esta área do Hucam tem um papel importante como centro de formação de excelência. 

“Oferece o melhor programa de residência médica em Oftalmologia do Estado, e dispõe do portfólio mais diversificado de procedimentos oculares do Espírito Santo, atendendo a pacientes de todas as idades”, pontuou.

Entre as subespecialidades atendidas pela Oftalmologia estão: catarata congênita; glaucoma congênito; estrabismo em criança (essas três exclusivas no Sistema Único de Saúde do Espírito Santo). 

Além disso, no novo ambulatório serão feitos os transplantes de córnea e a pesquisa de crosslinking, um tratamento para ceratocone capaz de frear a doença, que pode levar à cegueira, se não tratada.

Outros ambulatórios estão de mudança também para o novo prédio, como os de Otorrinolaringologia, Ginecologia e Dermatologia.