Ter uma alimentação saudável é fundamental para quem deseja viver bem e, na terceira idade, esse cuidado precisa ser intensificado. Quem deseja viver muitos anos e com saúde deve incluir na dieta frutas, verduras e legumes. Alguns idosos também precisam de suplementação vitamínica, por isso, nessa fase da vida o acompanhamento nutricional é fundamental.
A partir dos 65 anos, é comum que os idosos tenham a redução do paladar e do apetite. Nesse processo de envelhecimento, também surge o problema de dentição, que pode prejudicar a alimentação.
Amanhã (01 de outubro), é comemorado o Dia do Idoso, e a nutricionista funcional Letícia Matrak dá dicas de como viver bem e com saúde, com uma alimentação balanceada e saudável. A profissional alerta que se alimentando de forma incorreta, os idosos podem ter sérios problemas. “O idoso pode ter anemia, a osteoporose tende a piorar e a imunidade fica comprometida”, disse.
Além disso, a nutricionista destacou que com o passar dos anos, é comum que as pessoas tenham perda de massa muscular. Com a alimentação inadequada, esse problema acelera e pode haver perda de peso considerável.
Para manter o apetite dos idosos é preciso variar o cardápio para que a refeição não se torne monótona. “A combinação de alimentos ricos em cálcio como leite e derivados, além de proteínas e fibras formam o cardápio perfeito para quem já está na ‘melhor idade’”, destacou Letícia Matrak.
Devido à falta de dentição e à utilização de próteses ou implantes, há um desconforto por parte dos idosos no momento da mastigação. Por isso, alimentos mais úmidos e pastosos são melhores aceitos devido à facilidade de mastigação e deglutição.
Fuja do sódio
Os alimentos industrializados, como caldos prontos, sopas em pó, bolos e pratos prontos devem ser evitados devido à quantidade de sódio elevada. O sódio é um conservante e faz parte da composição dos industrializados salgados e doces. “Além de evitar os industrializados, as refeições preparadas em casa também precisam estar com pouco sal”, enfatizou Letícia Matrak.
Beba água
A hidratação nessa fase da vida também é fundamental. Na terceira idade, idosos com ou sem demência acabam se esquecendo de beber água. Por isso, é fundamental que o familiar ou cuidador ofereça água em vários momentos do dia. “O idoso precisa tomar, no mínimo, dois litros de líquido por dia. Isso inclui água, sucos e chás”, disse Letícia.