As equipes da Secretaria de Saúde de Viana estiveram reunidas para definir as estratégias de vacinação contra Papiloma Vírus Humano (HPV) nas escolas da rede municipal de ensino. Durante o encontro ficou estabelecido que o trabalho de imunização será realizado ao longo do mês de março nas escolas com alunos na faixa etária definida pelo Ministério da Saúde.
O cronograma com dia e horário de vacina em cada unidade de ensino será divulgados nos próximos dias.
De acordo com a Subsecretária de Vigilância de Viana, Camila Valder, a vacina contra o vírus visa proteger meninos e meninas antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus. “A vacina é extremamente segura, eficaz e a principal forma de prevenção contra o vírus. Estamos com um trabalho de integração com a Educação com o objetivo de vacinar o maior número de adolescentes”, explicou.
Para os meninos (11 a 14 anos), a estratégia tem como objetivo proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV. Nas meninas (9 a 14 anos), o principal foco da vacinação é proteger contra o câncer de colo do útero, vulva, vaginal e anal; lesões pré-cancerosas; verrugas genitais e infecções causadas pelo vírus.