Um estudo da Funcional Health Tech – empresa líder em inteligência de dados e serviços de gestão no setor de saúde – feito com base em cerca de 150 mil clientes da companhia, demonstra um crescimento na incidência de câncer de pele e doenças relacionadas em todo o Brasil. De acordo com os dados, entre 2017 e 2018, os novos casos de melanoma maligno de pele cresceram cerca de 30%, já os casos de outras neoplasias malignas de pele aumentaram 50%.
“O câncer de pele é provocado pelo crescimento anormal e desordenado das células da pele (principalmente do sexo feminino e acima dos 40 anos), e a exposição excessiva aos raios ultravioleta (UV) do sol é a principal causa de seu aparecimento”, explica Ricardo Ramos, médico e Vice-Presidente da Funcional Health Tech. “Esse tipo de câncer é o mais comum entre os seres humanos e um fator positivo é que se diagnosticado no início, a probabilidade de cura é de mais de 90%”, complementa.
Ricardo ainda explica que os tipos de câncer de pele se dividem em melanoma e não melanoma. “O não melanoma é o mais comum em relação a todos os tipos de tumores, e no Brasil corresponde a aproximadamente 30% dos diagnósticos de todos os tumores malignos”, diz.