Saúde

Infecção polimicrobiana: entenda condição que afeta papa Francisco

O pontífice argentino, de 88 anos, foi internado no Hospital Gemelli na última sexta-feira (14) após uma semana de bronquite

Papa Francisco
Papa Francisco foi internado na sexta-feira (Foto: Vatican Media)

O Papa Francisco foi diagnosticado com infecção polimicrobiana nas vias respiratórias e está em uma “situação clínica complexa”. A declaração foi realizada nesta segunda-feira (17) e emitida pelo Vaticano.

Ainda conforme o Vaticano, a infecção exigirá mais hospitalização e mudança nos remédios administrados. O pontífice argentino, de 88 anos, foi internado no Hospital Gemelli na última sexta-feira (14) após uma semana de bronquite.

Leia também:

> Volta às aulas: pais devem ficar atentos aos sintomas de virose

> Seu creme dental mudou? Entenda a troca do fluoreto de sódio

> Hospital oferece óculos 3D para pacientes em tratamento oncológico

Não foi dado um cronograma para sua hospitalização nem o detalhamento sobre os medicamentos usados, mas Bruni disse que a complexidade de seus sintomas “exigirá estadia hospitalar apropriada”.

O que é infecção respiratória polimicrobiana?

Em entrevista ao Folha Vitória, a médica infectologista da Unimed Sul Capixaba, Luiza Morandi, explica que a doença é uma infecção nas vias respiratórias superiores ou nos pulmões. “É causada por mais de um tipo de microrganismo, que pode ser uma combinação de bactérias, vírus ou fungos”.

O especialista explica que a infecção pode ocorrer em doenças como pneumonia, bronquite ou sinusite, quando há a presença simultânea de diferentes agentes infecciosos.

Um exemplo bem prático é quando um paciente está com uma infecção respiratória viral e posteriormente evoluiu com uma pneumonia bacteriana, diz a médica infectologista.

A médica explica que a infecção também está relacionada com pacientes com longos períodos de internação. “Principalmente em leitos de terapia intensiva (UTI), sistema imunológico enfraquecido, portadores de doenças crônicas”.

Quais são os sintomas da doença?

Os sintomas da infecção polimicrobiana nas vias respiratórias são parecidos com uma infecção comum. Confira alguns sintomas:

  • Tosse persistente, com ou sem secreção,
  • Dificuldade para respirar,
  • Chiado no peito,
  • Febre,
  • Calafrios,
  • Fadiga,
  • Dores no peito e falta de ar.

Além disso, é destacado que o que vai identificar se essa infecção é por um germe ou mais, são exames específicos para identificação dessas bactérias, vírus ou fungos.

Qual o tratamento para a infecção respiratória polimicrobiana?

A especialista explica que o tratamento para infecção respiratória polimicrobiana normalmente é feito com combinações de antimicrobianos.

O diagnóstico e o tratamento devem sempre ser realizados por um profissional de saúde para garantir que o tratamento seja o mais adequado possível para o tipo de infecção presente, finaliza.

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtor Web
Produtor Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória