A Campanha Vila Velha Contra a Gripe Influenza entrou na reta final. Com início nesta segunda-feira, a 2ª etapa da campanha, vai até o dia 08 de maio. Ao todo são 16 postos de vacinação, sendo 11 distribuídos em escolas, quadra de esporte, no ginásio Tartarugão, Cemas e no estacionamento do Shopping Boulevard (sistema drive-thru).
Essa segunda etapa é destinada exclusivamente para profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, apenados, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.
Idosos e profissionais de saúde que não se vacinaram na primeira etapa, poderão buscar atendimento nos 11 postos volantes públicos distribuídos em bairros do município.
A meta de cobertura vacinal é de 90% e até o momento 76.500 pessoas, o que representa 51,18% do público alvo de 149.462 do grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde foram vacinados.
Terceira etapa
A 3ª etapa da campanha terá início no próximo dia 11 de maio e se estenderá até o dia 17 de maio. Serão contemplados exclusivamente crianças de seis meses a menores de 6 anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas até 45 dias.
Do dia 18 de maio a 06 de junho será a vez da vacinação exclusiva para adultos com idades entre 55 a 59 anos e professores das escolas públicas e privadas. Os idosos a partir de 60 anos que ainda não se vacinaram poderão fazê-lo em todas as etapas.
Confira as datas, horários e locais da vacinação em postos volantes nos bairros e em locais de trabalho de categorias profissionais específicas na reta final da 2ª etapa da campanha:
POSTOS VOLANTES VACINAÇÃO INFLUENZA 2ª ETAPA
Segunda-feira (4) / Terça-feira (5) / Quinta-feira (7) e Sexta-feira (8)
Drive Thru Boulevard / a partir de 8h para atendimento de até 500 pessoas com limite de horário às 11h
Ginásio Tartarugão / a partir de 8h para atendimento de até 500 pessoas com limite de horário às 11h
Cemas / a partir de 8h para atendimento de até 600 pessoas com limite de horário às 15h
Ibes – Escola Rosa Helena Frota Tristão / a partir de 8h para atendimento de até 300 pessoas com limite de horário às 11h
Vila Nova – Centro Comunitário / a partir de 8h para atendimento de até 300 pessoas com limite de horário às 11h
Paul – UMEF Graciano Neves / a partir de 8h para atendimento de até 300 pessoas com limite de horário às 11h
Santa Rita – UMEF – Leonel Brizola / a partir de 8h para atendimento de até 300 pessoas com limite de horário às 11h
Cobilândia – UMEF Paulo Maris Guia / a partir de 8h para atendimento de até 300 pessoas com limite de horário às 11h
São Torquato – Quadra de Esporte de São Torquato / a partir de 8h para atendimento de até 300 pessoas com limite de horário às 11h
Terra Vermelha – UMEF Paulo César Vinha – CAIC / a partir de 8h para atendimento de até 300 pessoas com limite de horário às 11h
Ponta da Fruta – UMEF Nair Dias / a partir de 8h para atendimento de até 300 pessoas com limite de horário às 11h
VACINAÇÃO EM AMBIENTE DE TRABALHO
Garagem de ônibus Metropolitana – Nossa Senhora da Penha
Data: 06/05 e 07/05
Continuação da vacinação dos Caminhoneiros
Datas: 04/05
Local: Associação dos Carreteiros Autônomos
Segurança Pública
Polícia Militar
Datas: 04/05 e 05/05
Local: Quartel do Ibes
Polícia Militar
Datas: 04/05 e 05/05
Local: Quartel de Grande Terra Vermelha
Sistema Prisional
Datas: 05/05, 06/05, 12/05, 13/05 e 19/05
Local: Xuri
Para os usuários que já são pacientes e fazem acompanhamento no Centro de Referência de IST/AIDS na Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha (Semsa), a vacinação acontece a partir desta segunda-feira (4) a sexta-feira (8), até o final da campanha, prevista para o dia 22/05/2020.
O horário de atendimento é a partir das 8h, na sala de vacinação do IST, somente por meio de agendamento prévio, que deve ser feito pelos telefones: 3139-9151 e 99611-4113.
DOCUMENTAÇÃO
>>>É imprescindível a apresentação de documentos no ato da vacinação. Confira:
Pacientes crônicos
Para receber a dose da vacina, portadores de doenças crônicas deverão apresentar laudo médico a partir do ano de 2018, que não serão retidos. Também serão aceitas receitas de medicamentos com data recente como comprovação de que possui comorbidades crônicas. *Caixas de medicamentos ou blister do remédio não serão aceitos como provas de que o paciente se enquadra dentro do segmento.*
Trabalhadores da força de segurança e salvamento
Profissionais que atuam na força de segurança e salvamento receberão a vacina mediante apresentação de documentação que comprove sua atuação na área.
Motoristas e cobradores de ônibus
É necessário que o profissional apresente documento comprovante da atuação, como: carteira de trabalho ou contracheque com documento de identidade, ou declarações dos sindicatos de transportes – Sindicatos dos Motoristas e Cobradores, ou carteira de habilitação (para motorista das categorias D ou E) ou crachá funcional.
Caminhoneiros
É solicitado que o profissional apresente um dos seguintes documentos: carteira de trabalho ou contracheque com documento de identidade, ou carteira de sócio (a) do sindicato de transportes (categoria de motoristas), ou carteira de habilitação (para categorias C ou E) ou crachá funcional.
Funcionários do sistema prisional
Esses profissionais serão vacinados in loco em seus postos de trabalho. Se por algum motivo não for possível receber a vacina in loco, deverá buscar um dos postos volantes disponíveis no município e apresentar a carteira de profissional do sistema prisional para receber a vacina.
Idosos acamados
As pessoas que desejam solicitar vacinação domiciliar para idosos acamados, é necessário enviar um e-mail para o seguinte endereço: [email protected], com nome, data de nascimento do idoso, endereço (localizado nas regiões 1, 3, e 4) e o motivo pelo qual deseja que a vacinação seja realizada na residência do paciente.
*Com informações da Prefeitura Municipal de Vila Velha