Ações para o próximo ano
Com o tema “Gerenciamento da rede secundária e navegação hospitalar”, o evento da Integra Conecta abordou a necessidade de ações enérgicas que propiciem melhor qualidade e efetividade no setor.
Na ocasião, líderes de operadoras, gestores hospitalares e médicos puderam expressar abertamente as suas opiniões e iniciar o desenvolvimento de um projeto visando maior sustentabilidade do setor. As discussões se firmaram acerca de modelos remuneratórios, estreitamento de parcerias, maior humanização nos processos e proximidade efetiva entre todos os elos.
Os representantes da empresa Integra Gestão em Saúde Karla Firme Leão Borges e Guilherme de Souza Melo mediaram a manhã enfatizando que o momento requer mudanças e que acreditam na capacidade do Estado em se tornar referência no setor.
“A saúde vive enormes desafios para lidar com o aumento da sinistralidade, impulsionado por fatores como a longevidade populacional, novas tecnologias, iniciativas legislativas e regulatórias, judicializações, entre outros, sobre os quais não há uma intervenção direta. Devemos nos concentrar naquilo que realmente podemos mudar. Nesse contexto, é fundamental fortalecer a atenção primária, promover a coordenação integral do cuidado, implementar o prontuário único, nos atentar aos reembolsos médicos, gestão de OPME e oncologia. Sem essas medidas, o sistema de saúde corre o risco de se tornar insustentável, e em poucos anos poderemos assistir ao desaparecimento de várias operadoras de saúde no mercado nacional, resultando na desassistência de uma grande parte da população”, reforçou Karla.
Ela salienta que novas agendas serão disponibilizadas durante o ano para o amadurecimento do tema e a consolidação de um modelo a ser alcançado.