Na última quinta -feira (7), uma equipe de um hospital em Vitória promoveu um encontro pra lá de especial. O paciente Jair Hupp, de 72 anos, perdeu a fala e parte dos movimentos após um acidente vascular cerebral (AVC) e, desde então, está internado no Hospital Central em Vitória há mais de 40 dias.
Após uma avaliação da equipe de médicos, enfermeiros e psicólogos, eles decidiram investir no tratamento humanizado, que é algo cada vez mais frequente dentro da medicina. Com decisão conjunta com familiares, Jair teve uma surpresa boa: recebeu a visita do Billy, seu cãozinho de estimação.
Para os médicos, essa visita faz parte do processo de recuperação do paciente. Momentos antes do reencontro, o clima era de expectativa dos familiares. Quando ele pareceu, a emoção tomou conta da esposa e dos filhos. Ao ver e tocar no cãozinho, Jair não conteve a emoção e foi às lágrimas.
Depois de matar a saudade de Billy, o paciente voltou para o quarto. Ele ainda não tem previsão de alta, mas a expectativa é que isso aconteça dentro de alguns dias.
Essa não é a primeira vez em que um hospital faz esse tipo de procedimento. Em maio deste ano, a TV Vitória/Record TV registrou a estratégia adotada por um hospital em Serra, quando um dos pacientes, internado há 72 dias, teve o desejo de comer um bom hambúrguer gourmet atendido. E outro, internado desde abril, pôde saborear a sobremesa favorita dele, um tradicional churros.