Com a chegada do inverno a qualidade do ar tende a piorar devido a maior concentração de poluição, em consequência do clima mais seco. Somado as baixas temperaturas, esses fatores aumentam a incidência de doenças respiratórias, principalmente, em pessoas alérgicas, como bronquite, asma, faringite, amigdalite, gripe e em fase aguda, rinite entre outras.
Por causa do frio, em geral, as pessoas tendem a ficar aglomeradas em locais com pouca circulação de ar, o que favorece a proliferação de vírus e bactérias. Atitudes como esta deixam o organismo mais exposto a doenças.
Para ajudar a tirar dúvidas o biomédico Roberto Martins Figueiredo, também conhecido como Dr. Bactéria, explica como manter o corpo saudável durante a estação mais fria do ano.
– Não compartilhe alimentos ou bebidas. “Copos, canudos e outros acessórios são vias de contágio de algumas doenças”.
– Evite locais aglomerados. “Ambientes com grande concentração de pessoas favorecem a circulação de vírus e bactérias. Sempre que possível é indicado facilitar a circulação de ar”.
– Mantenha os ambientes arejados. “Dentro de casa, o ambiente deve estar seco. Locais úmidos possibilitam o surgimento de ácaros e bolor. O ar deve ser úmido apenas fora de casa”.
– Não cobrir tosse e espirro com as mãos. “O indicado é utilizar lenços de papel para proteger o rosto e, após o uso, descartar em lixeira comum. Além de higienizar sempre as mãos com álcool gel e lava-las com frequência”.