O jovem de 25 anos que chegou recentemente da Ásia com febre e coriza vai ter de passar por novos exames, segundo a Secretaria da Saúde (Sesa). O resultado da primeira análise descartou a infecção por outras doenças virais, mas não foi conclusivo para o coronavírus.
A investigação laboratorial revelou que a amostra do paciente foi negativa para a presença dos vírus da influenza A e B e para o vírus sincicial respiratório. Por isso, a amostra vai ser encaminhada, nesta sexta-feira (28), para a Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), no Rio de Janeiro, que é o laboratório de referência determinado pelo Plano Contingência para o Covid-19 (novo coronavírus).
“Na Fiocruz, a amostra vai ser testada para a presença de outros vírus respiratórios – incluindo o Covid-19. Somente o instituto pode confirmar ou descartar o caso. O resultado deve ser divulgado em até sete dias”, informou a Sesa.
O rapaz é morador de Aracruz e chegou recentemente de Singapura, na Ásia. De acordo com a Sesa, o paciente apresenta quadro clínico leve, sem sinais de gravidade, sendo indicado, nesses casos, o isolamento domiciliar de acordo com o protocolo adotado no Brasil.
“Caso apresentem sinais ou sintomas de gripe, familiares e pessoas que tiveram contato com o paciente deverão procurar o serviço de saúde mais próximo”, destaca o coordenador do Centro de Operações Estratégicas (COE) da Sesa, Luiz Carlos Reblin.
Caso descartado
O primeiro caso suspeito de coronavírus no Espírito Santo foi descartado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nessa quarta-feira (26). De acordo com a Sesa, o homem, que tinha chegado da Itália, está infectado com Influenza A, que é um tipo de gripe.
Caso confirmado
Também na quarta, o governo brasileiro confirmou o primeiro caso positivo de coronavírus no país. O paciente é um homem, de 61 anos, que mora em São Paulo e veio da Itália.