A constipação intestinal, popularmente conhecida como intestino preso, pode provocar desconforto considerável. Ela pode ser uma condição temporária que dura alguns dias, ou pode ser um sintoma de um problema mais grave no sistema gastrointestinal do indivíduo.
Diante disso, algumas pessoas recorrem ao uso de medicamentos para aliviar a constipação. Mas o Dr Renato Silveira, viralizou recentemente por ensinar um laxante natural que garante ajudar na prisão de ventre.
Confira a receita:
Ingredientes:
• 1 colher de sopa de farinha de linhaça dourada
• 1 colher de sopa de farinha de chia
• 1 colher de sopa de farelo de veia
• 1 colher de sopa de farelo de quinoa
• Meio mamão com semente
• 600 ml de água
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes em um pote e consuma imediatamente. Em seguida, beba 600 ml de água.
>>Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
SINTOMAS DE PRISÃO DE VENTRE
— dificuldade de ir ao banheiro ligada a um forte esforço na hora de eliminar fezes;
— vontade de fazer força ao eliminar fezes;
— sensação de fezes presas dentro do corpo;
— sensação de barriga pesada;
— distensão abdominal;
— gases;
— cólicas;
— desconforto abdominal
— eliminação de fezes pequenas e menores do que o normal, além de terem a aparência de estarem secas e/ou endurecidas.
COMO TRATAR A CONSTIPAÇÃO?
1. Exercícios físicos
A movimentação corporal contribui para alterações hormonais no trato digestivo, e isso facilita a saúde do intestino.
2. Tenha uma alimentação rica em fibras
Adicionar fibras, probióticos e gorduras saudáveis à sua dieta pode auxilia a evacuar com mais facilidade.
LEIA TAMBÉM: Homem fica em coma após tentar remover pelo encravado da virilha
3. Consuma café
O café possui propriedades laxantes e pode estimular os movimentos peristálticos.
4. Faça massagens abdominais
Massagear o abdômen pode ajudar a combater a constipação porque estimula os movimentos peristálticos, para realizar essa técnica não é preciso utilizar força.
5. Use um banquinho de cócoras
Existe um pequeno degrau, ou um banquinho para apoiar os pés, que ajusta a postura para que o indivíduo fique de cócoras quando estiver sentado no vaso sanitário.
*Com informações do Metrópoles
LEIA TAMBÉM: Bruno Mars enfrenta dívida de jogo de R$ 250 milhões, diz site
“BEBÊ DE PEDRA”: AOS 81, IDOSA DESCOBRE QUE CARREGOU FETO POR 56 ANOS
A idosa não resistiu a retirada do feto, devido a uma infecção generalizada; por mais raro que seja, já existem outros casos parecidos
Uma idosa, de 81 anos, descobriu que estava grávida de um bebê de pedra há mais de cinco décadas. O caso aconteceu no Mato Grosso do Sul, no Hospital Regional de Ponta Porã. Os médicos descobriram a gravidez quando a idosa deu entrada com fortes dores abdominais.
Segundo a equipe médica, ela carregava esse feto há 56 anos, desde a sua última gestação. Quando a equipe de obstetrícia entendeu o caso, ela foi encaminhada para a retirada do feto. Em seguida, a idosa foi levada para a UTI, mas devido a uma infecção generalizada ela faleceu no dia 15 de março.
Nas tomografias que foram divulgadas, o feto calcificado estava na região do abdômen. Segundo o Secretário de Saúde, ela estava tratando uma infecção urinária e devido à piora no quadro, a equipe médica optou por transferi-la para o Hospital Regional, a suspeita inicial era de um câncer.
Para dar um diagnóstico final, foi solicitada uma tomografia 3D, exame responsável pela identificação do “bebê de pedra”.
Patrick Derzi, que atua como secretário de Saúde em Ponta Porã, esclareceu que a condição em questão é denominada litopedia. Além disso, como médico, ele ressaltou que o estado clínico da idosa configura-se como uma forma rara de gravidez, ocorrendo somente quando o feto de uma gestação abdominal não identificada falece e se calcifica dentro do corpo da mãe.
LITOPEDIA
Segundo o Ministério da Sa´ude, a litopedia, comumente referida como “bebê de pedra“, é uma ocorrência incomum. Estudos anteriores documentaram esse fenômeno em pacientes de várias faixas etárias, incluindo mulheres com 60 anos ou mais.
Na maioria dos relatos, os autores destacaram a ocorrência de obstrução intestinal, embora algumas pacientes possam permanecer assintomáticas por décadas, até que complicações relacionadas ao feto calcificado se manifestem.
Essa anomalia geralmente surge como resultado de uma gravidez ectópica atípica (gestação em que o óvulo fertilizado é implantado fora do útero) que evolui para morte fetal e calcificação. Como resultado, a descoberta dessa condição pode levar anos, a menos que a mulher realize consultas médicas regulares.
LEIA TAMBÉM: Água com vinagre de maçã em jejum emagrece e desincha. Veja benefícios de shot
PODE DORMIR COM O CELULAR CARREGANDO? ENTENDA ALERTA DA APPLE
A Apple emitiu um alerta importante aos usuários de iPhone, recomendando que evitem dormir com o dispositivo
Segundo a empresa de tecnologia, negligenciar esta instrução pode resultar em risco de choque elétrico, ferimentos ou danos ao aparelho.
O manual da Apple destaca os possíveis perigos associados a esta prática, incluindo até mesmo o risco de incêndio. Além disso, a empresa aconselha os usuários a não colocarem o dispositivo debaixo de cobertores, travesseiros ou em contato direto com a pele durante o processo de carregamento. Em vez disso, a recomendação é manter o celular em uma área bem ventilada para evitar o superaquecimento.
Essa orientação da Apple vem como medida preventiva para garantir a segurança dos usuários e evitar acidentes relacionados à eletricidade. Segundo dados da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), em 2022, 592 pessoas perderam suas vidas devido a choques elétricos no Brasil, enquanto 874 incidentes de incêndio de origem elétrica foram registrados no mesmo período.
LEIA TAMBÉM: Bilionário Jeff Bezos volta ao topo da lista dos ricos, superando Elon Musk