Saúde

'Letalidade do câncer pode ser maior do que da covid-19', aponta oncologista

Pesquisador comparou estudos do novo coronavírus com o câncer de pulmão; tumores pulmonares são um dos mais agressivos para os pacientes

Foto: Reprodução

“A preocupação com a covid-19 não pode substituir o diagnóstico e o tratamento contra o câncer. Em alguns casos, a letalidade dos tumores oncológicos são muito superiores ao da pandemia do novo coronavírus”, alerta Ramon Andrade de Mello, médico oncologista.

O pesquisador compara os estudos entre a covid-19 e o câncer de pulmão. No primeiro caso, os índices de morte variam entre 6% a 10% nas pessoas acima de 80 anos. Por outro lado, é de 99% a letalidade para pacientes de qualquer idade sem diagnóstico e tratamento adequados do câncer de pulmão. “Por isso, é imprescindível que o sistema de saúde não interrompa o diagnóstico e o tratamento dos pacientes diante dessa pandemia. Os pacientes oncológicos também são casos de emergência”, alerta o oncologista. 

Em algumas situações, o paciente pode ser acompanhado por um sistema de telemedicina. “Cada caso é um caso, e cabe ao profissional que acompanha esse paciente a decisão de um atendimento presencial ou por outro meio”, explica o médico oncologista. Ele ressalta ainda a importância do isolamento social e cuidados no cotidiano para evitar aglomerações e infecções. “A pessoa em tratamento deve tomar cuidado redobrado e os familiares podem contribuir muito seguindo as orientações médicas para alcançar os resultados positivos do tratamento”, esclarece Ramon Andrade de Mello.