Saúde

Linhares é o primeiro município do interior capixaba com mais de 50 casos de coronavírus

Bairro Interlagos tem o maior número de casos

Foto: Divulgação/Fiocruz Minas
Mais de 360 casos no município estão em investigação.

O último boletim de Covid-19, divulgado nessa quarta-feira (6) pela Prefeitura de Linhares, no Norte do Espírito Santo, mostrou que o município já tem 53 confirmações do novo coronavírus. A cidade segue como a que tem o maior número de pessoas infectadas no estado, com exceção dos municípios da Região Metropolitana.

Somente nessa quarta, o município registrou cinco novos casos da doença. Os bairros Movelar e Nova Esperança tiveram os primeiros infectados pela Covid-19, um em cada. E o Interlagos, maior bairro da cidade, é o que tem mais pessoas doentes, são 13.

Do total de pessoas com a confirmação do coronavírus, 39 estão curadas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Dez pacientes se recuperam em casa, em isolamento domiciliar, e três estão internados. Outros 364 casos estão em investigação. Em Linhares, uma pessoa morreu por causa da doença.

Segundo o Painel Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Linhares é a cidade do interior do Espírito Santo com o maior número de pessoas infectadas pelo coronavírus. Está atrás, somente, dos municípios da Grande Vitória.

Medidas

Foto: Divulgação/PML
Aulas na Faceli foram suspensas.

Desde o início de março, antes mesmo de a cidade registrar o primeiro caso de coronavírus, a prefeitura toma medidas de segurança, algumas mais rígidas, para evitar aglomerações e, consequentemente, a proliferação da doença no município.

A primeira delas foi suspender as aulas na rede municipal de ensino e na Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli). Atividades e projetos que envolviam público e idosos, como ações dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), também foram adiados. Eventos, como o Festival de Botecos, não aconteceram.

A prefeitura também decidiu suspender os atendimentos na biblioteca pública do município. Além disso, em conversa com empresários da cidade, recomendou que academias fossem fechadas para evitar aglomeração.

A entrada de crianças e idosos em supermercados da cidade foi proibida e o comércio chegou a ficar de portas fechadas, a não ser aquele setor considerado essencial, para evitar que pessoas ficassem nas ruas. Depois da edição de um decreto, parte das lojas voltou a abrir.

Foto: Kaio Henrique
Câmara de Vereadores decretou estado de calamidade pública.

Linhares decretou estado de calamidade pública por causa do coronavírus. Ale´m disso, o município distribuiu máscaras à população e obrigou o uso do equipamento de proteção em ambientes públicos.

A última medida, que já está valendo, foi a proibição da venda de bebidas alcoólicas para consumo local em lanchonetes, restaurantes e afins. O produto pode ser vendido, somente, se a pessoa levar a bebida para casa.