Saúde

Linhares já tem mais de 500 casos confirmados de dengue em menos de dois meses

Neste ano, a cidade também já registrou casos de chikungunya e zica.

Foto: Reprodução/Pexels
Aedes aegypti é o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e da zika.

O segundo mês do ano ainda não terminou, mas Linhares, no Norte do Espírito Santo, já contabiliza quase 600 casos confirmados de dengue. O levantamento é da Vigilância Ambiental. A cidade também tem notificações de chikungunya e zica.

Segundo a Vigilância, no município são 899 casos notificados e 585 confirmados de dengue. No Interlagos, bairro com o maior número de registros, são 256 notificações da doença.

“Pedimos que cada cidadão se conscientize que a dengue é um problema de todos. Estamos no segundo mês do ano e já temos mais de 500 casos confirmados da doença. Cada cidadão precisa ser responsável pelos cuidados em sua casa”, afirmou o diretor da Vigilância Ambiental, Sérgio Lubiana.

Além do Interlagos, os bairros com maior número de casos notificados da dengue são Santa Cruz, com 241; Shell, com 51; e BNH, com 44 casos da doença. Além disso, no município há uma notificação de chikungunya e mais uma do vírus da zika.

Na última semana, a equipe da Vigilância Ambiental intensificou os trabalhos de rotina nos bairros onde o número de notificações é grande, como Interlagos, Santa Cruz e Canivete. As equipes passam de casa em casa, visitam pontos estratégicos, fazem a aplicação de inseticida costal e, em casos específicos, o utilizam o carro fumacê.

A Vigilância em Saúde também faz mutirões da dengue e ações de conscientização para reforçar o combate ao Aedes aegypti, que também transmite a chikungunya e o vírus da zika.