Saúde

Maio Roxo: saiba como manter o seu intestino saudável

O câncer colorretal é o terceiro mais frequente em homens e o segundo entre as mulheres no Brasil

Foto: Divulgação
Consumo de frutas, legumes, verduras e grãos integrais aumenta a quantidade de bactérias do intestino, ajudando no seu pleno funcionamento.

Muita gente não sabe, mas a maior parte dos hormônios responsáveis pela memória, prazer e felicidade que circulam pelo seu corpo para gerar bem-estar são produzidas dentro do intestino. O órgão é tão importante na transmissão e controle de informações, que é chamado por muitos cientistas e médicos de o “segundo cérebro”. 

E para mantê-lo equilibrado e funcionando adequadamente é fundamental cuidar da saúde da sua flora intestinal. O “Maio Roxo” foi criado para alertar sobre o tema, trazendo discussões e alertando sobre a promoção de saúde nessa área e também sobre as principais doenças do intestino.

“Para se ter uma ideia, a serotonina que é considerada um hormônio da felicidade e do prazer, tem 90% da sua produção realizada pelo intestino”, disse o médico Wesley Schunk.

O médico explica que hábitos alimentares nocivos, como o consumo excessivo de carne vermelha, embutidos, enlatados e defumados prejudicam o bom funcionamento do intestino. “A digestão desses alimentos resulta na produção de substâncias tóxicas que podem promover a transformação genética das células da mucosa do intestino grosso, aumentando o risco de inflamação do órgão e também o aparecimento do câncer”, disse.

O consumo de frutas, legumes, verduras e grãos integrais aumenta a quantidade de bactérias do intestino, ajudando no seu pleno funcionamento. Com flora intestinal funcionando adequadamente, é mais fácil para o órgão suprimir a atividade de outras bactérias que são nocivas e podem formar substancias tóxicas.

“Um intestino saudável contribuiu para eliminar com regularidade os metabólitos tóxicos do organismo na evacuação. Consumir fibras, probióticos naturais como o kefir e o kombucha, além de frutas, verduras e cereais, ajuda a regularizar o trânsito, diminuindo o tempo de exposição da mucosa intestinal a substâncias potencialmente cancerígenas”, disse Schunk.

Também é muito importante o consumo de bastante água. “Uma dica é a água alcalina, que promove a eliminação de resíduos sólidos como o ácido úrico através da urina e ajuda a devolver o pH alcalino ao nosso sangue.