O Ministério da Saúde ampliou o número de municípios que poderão aplicar a vacina contra a dengue em vários estados brasileiros. No Espírito Santo, além dos 23 já contemplados, outros 29 serão receberão as doses.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Segundo o MS, a ampliação segue os critérios estabelecidos da distribuição dos primeiros lotes: Regiões de Saúde com municípios de grande porte com alta transmissão nos últimos dez anos e população residente igual ou maior a 100 mil habitantes, levando também em conta altas taxas de transmissão nos últimos meses.
Os novos municípios fazem parte da região “central-norte” do Estado. O público alvo não mudou: crianças de 10 a adolescentes de 14 anos. O fato é que, assim como em todo o país, a adesão à vacina tem sido abaixo do esperado no estado. No Espírito Santo, a cobertura vacinal está em 18%, A meta que é de 90%.
Ações de incentivo à imunização foram realizadas, como, por exemplo, a vacinação nas escolas e sem agendamento. Porém, não surtiram tanto efeito. No Brasil, até agora, mais de 1,2 milhão (1.235.119) de doses foram distribuídas aos municípios, e menos da metade foi aplicada (534.631).
O Ministério da Saúde decidiu ampliar o número de municípios atendidos para evitar que doses não aplicadas sejam descartadas. De acordo com o governo, em todo o país, 668 mil doses estão próximas do vencimento.
Os lotes em que a data de vencimento é em 30 de abril,/ terão prioridade na redistribuição.
PUBLICO ALVO
O Ministério da Saúde definiu a faixa etária de 10 a 14 anos como público-alvo da vacinação porque as hospitalizações por dengue são mais frequentes nessas idades. A vacina foi desenvolvida por um laboratório japonês.
Ela foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e incorporada ao Plano Nacional de Imunização. O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante gratuitamente.
A secretaria estadual da Saúde informou que aguarda orientações técnicas do ministério para operar a logística de transporte das doses.
Cabe a cada município definir a estratégia de imunização. Alguns, como Vitória, só atende por agendamento, já outros, como Cariacica, é por livre demanda. Portanto, a dica é buscar informações na unidade de saúde mais próxima de casa.
Enquanto a vacinação caminha a passos lentos, os casos de dengue seguem em ritmo acelerado. Apenas em 2024, no Espírito Santo, são mais de 100 mil (104.151) notificações da doença e 15 mortes.
LEIA TAMBÉM: Por que católicos não comem carne na Sexta-Feira Santa?
*Com informações do repórter da TV Vitória, Record, Lucas Pisa