Saúde

Mais completo microscópio para neurocirurgia do Brasil é adquirido pelo Hospital Santa Rita

O revolucionário microscópio neurocirúrgico Zeiss KINEVO 900, com sistema de visualização robótica – Pacote Premium, foi adquirido pelo Hospital Santa Rita, que passa a ser o primeiro do Brasil a contar com o melhor e mais moderno microscópio neurocirúrgico do mundo. O equipamento tem todas as tecnologias adicionais disponíveis para esse modelo de microscópio (3D 4K, QEVO, BLUE 400, INFRARED 800 – veja essas especificações abaixo).

De acordo com o diretor-Geral do Santa Rita de Cássia, Carlos Clayton Lobato, o novo equipamento deve chegar ao Hospital no início de 2021 e o investimento foi da ordem de R$ 3,5 milhões. “A aquisição equipara o serviço de neurocirurgia do nosso Hospital aos melhores centros de neurocirurgia dos Estados Unidos e da Europa. Alguns dos grandes centros de referência do mundo ainda não contam com toda a tecnologia que poderemos oferecer aos pacientes”, informa Lobato.

Foto: Divulgação

Já o neurocirurgião Tiago Madeira, da equipe de neurocirurgia do Hospital Santa Rita de Cássia, acrescenta que “muito mais que um novo modelo de microscópio, o Zeiss KINEVO 900 representa uma verdadeira tecnologia disruptiva em termos da visualização microcirúrgica das estruturas do cérebro”.

Ainda segundo Tiago Madeira, “em intervenções no cérebro, pequenos detalhes podem fazer a diferença entre um resultado excepcional e a uma sequela neurológica definitiva. O sistema Zeiss KINEVO 900 traz a segurança que o neurocirurgião necessita para reduzir significativamente o risco de complicações decorrentes das intervenções neurocirúrgicas”, relata ele.

A tecnologia KINEVO 900

O sistema de visualização robótica desse equipamento permite que o cirurgião dê comandos ao aparelho para que determinadas posições sejam memorizadas pelo sistema. Isso permite que após movimentar o aparelho durante o procedimento, o sistema robótico possibilite que o microscópio retorne exatamente para a posição memorizada (função Memory position).

O aparelho conta, ainda, com comandos que permitem ao cirurgião mirar uma determinada estrutura com um laser e o microscópio mostrar automaticamente o alvo por diferentes ângulos de visão. “Essas funções apresentam uma enorme vantagem em relação ao outros microscópios que usualmente possuem controle de foco e angulação por comando manual, exigindo que o cirurgião tenha que tirar uma das mãos do campo operatório sempre que o foco óptico é perdido e/ou o microscópio precisa ser reposicionado. Em um procedimento neurocirúrgico, essa automação de posição faz uma enorme diferença na dinâmica e duração da cirurgia, explica o neurocirurgião.

Demais funções do microscópio

O Zeiss KINEVO 900 permite operar com visualização tridimensional (visão exoscópica). Nesse modo de visualização, o cirurgião coloca óculos especiais que possibilitam visualizar as estruturas em uma ampla tela 3D, com enorme detalhamento anatômico das estruturas, garantindo maior segurança nas manobras cirúrgicas, informa o neurocirurgião Alexandre Ottoni, integrante da equipe do Hospital Santa Rita de Cássia.

BLUE 400

Sistema fundamental em cirurgia para ressecção de tumores cerebrais. Frequentemente, informa Alexandre Ottoni, tumores infiltram o tecido cerebral, sendo não raramente impossível fazer uma distinção precisa entre o que é tumor e o que é o tecido cerebral normal. Com o recurso BLUE 400, explica o médico, uma substância é injetada em uma veia do paciente e as células tumorais captam essa substância, mas o tecido cerebral normal não, permitindo uma perfeita distinção dos limites do tumor.

INFRARED 800 (Infravermelho 800)

Esse outro recurso do Zeiss KINEVO 900 é utilizado para cirurgias neurovasculares, como no tratamento microcirúrgico dos aneurismas cerebrais. De acordo com os neurocirurgiões, uma substância que contrasta os vasos é injetada em uma veia do paciente e o sistema Infravermelho do Zeiss KINEVO 900 é capaz de mapear esses vasos. “Quando clipamos um aneurisma cerebral, um dos principais riscos é a inclusão inadvertida no clipe de vasos sanguíneos que irrigam o cérebro. “O sistema Infravermelho 800 permite que façamos uma inspeção vascular após a clipagem, garantindo que nenhuma artéria do cérebro foi fechada inadvertidamente. Caso o problema seja detectado, o clipe pode ser reposicionado, evitando sequelas neurológicas”, informa o neurocirurgião Tiago Madeira.

QEVO

Outro importante dispositivo desse revolucionário microscópio é o QEVO, acoplado ao sistema Zeiss KINEVO 900, que permite uma micro inspeção endoscópica. “Muitas vezes precisamos visualizar estruturas cujo ângulo de visão do microscópio não atinge. O QEVO permite ao cirurgião uma ampla visão em 100 graus de detalhes anatômicos, cuja visualização seria impossível sem este instrumento. O QEVO traz segurança adicional tanto para neurocirurgias vasculares quanto para as ressecções de tumores, cirurgias de coluna, dentre outras”, acrescenta o neurocirurgião Alexandre Ottoni.

HOSPITAL SANTA RITA 

http://www.santarita.org.br/