Após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que mudou a forma como alguns impostos são cobrados, mais de 3.100 tipos de remédios terão o preço reduzido.
A redução é de até 3,43% nos preços de fábrica, e de até 2,59% para o consumidor. Entre os remédios que terão redução de preços anunciada ainda em outubro, estão genéricos, biológicos, e medicamentos novos.
LEIA TAMBÉM:
>> Fórum reúne especialistas para debater sobre gestão da qualidade em saúde
>> Hospital e Maternidade de Guarapari ganha 52 novos leitos
>> A cada dia, nove médicos são vítimas de violência no ambiente de trabalho, diz CFM
A aposentada Cátia Regina Ribeiro conversou com a TV Vitória e contou o gasto que tem com remédios a cada mês e que procura economizar.
“Eu gasto de R$ 500 a R$ 600, comigo e com a minha neta que tem hiperatividade e déficit cognitivo. Eu procuro os preços mais em conta”, disse.
O farmacêutico, Fábio Ferreira, explica como os preços dos medicamentos são definidos: “Existe o valor de custo, e o que chamamos de preço máximo ao consumidor (PMC). Esse medicemento vem com notas, que informam o valor que será cobrado, então o preço varia, e podemos diminuir, ajudar o cliente”.
Ainda segundo o farmacêutico, o ideal é sempre pesquisar os preços: “Os medicamentos são sempre muito caros, então é bom chegar na farmácia e fazer aquela pesquisa”.
*Com informações de Ana Carolini Mota, repórter da TV Vitória/Record.