Saúde

Mais de 3,7 mil cirurgias de urgência serão feitas em mutirão de cinco hospitais do Espírito Santo

A identificação dos pacientes será feita por meio do Sistema de Regulação Estadual. Situação de urgência será avaliada e pacientes farão os procedimentos cirúrgicos gratuitamente.

Foto: divulgação/ tjes
Será observado a necessidade de realizar exames pré-operatórios que deverão ser feitos dentro do próprio hospital para, em seguida, ser marcada a cirurgia.

Um mutirão de cirurgias eletivas (de urgência) para 3.747 pacientes em todas as regiões do Espírito Santo, está autorizado a partir desta segunda-feira (13). Cinco hospitais vão participar: Evangélico de Vila Velha, Santa Casa de Vitória, Nossa Senhora da Penha, em Santa Leopoldina, São José de Colatina e Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam), em Vitória.

Terá prioridade a atenção às mulheres, com a oferta de cirurgias ginecológicas (histerectomia total, miomectomia, colpoperineoplastia, salpingectomia) e angiológicas (varizes bilateral e unilateral). Também haverá a oferta de cirurgias angiológicas para homens.

A realização é feita pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O investimento para as cirurgias será de R$ 2.901.139,87 provenientes do Governo Federal (Portaria Ministerial 195/2019). Já o Governo Estadual investirá R$ 615.758,37 para cobrir os custos com exames pré-operatórios.

A identificação dos pacientes será feita por meio do Sistema de Regulação Estadual. Serão 1.066 cirurgias ginecológicas para mulheres na faixa etária de igual ou maior que 15 anos e 1.557 cirurgias angiológicas para mulheres e homens na faixa etária de igual ou maior que 20 anos. Além de 1.071 cirurgias oftalmológicas e 53 de reconstrução mamária.

O paciente será comunicado do agendamento para a cirurgia por meio do Sistema de Regulação do município de origem. No primeiro contato, será observado a necessidade de realizar exames pré-operatórios que deverão ser feitos dentro do próprio hospital para, em seguida, ser marcada a cirurgia.