Com o objetivo de repor profissionais de saúde em regiões que deixaram de ser contempladas pelo Programa Mais Médicos, o governo federal anunciou um edital com 6,252 mil vagas em mais de 2 mil municípios brasileiros. No Espírito Santo, segundo informações divulgadas no site do programa, existem 142 vagas distribuídas em 37 municípios.
> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de Saúde!
Os médicos atuarão na atenção primária, porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), responsável pelo acompanhamento da saúde da população, além da prevenção de doenças mais sérias, proporcionando a redução de quadros graves e decorrência da falta de atendimentos de base.
De acordo com o Ministério da Saúde, um total de 15 mil deverão ser abertas até o fim do ano. Mais de 28 mil médicos poderão atuar no país. O investimento previsto por parte do governo federal em 2023 será de R$ 712 milhões.
Profissionais brasileiros e intercambistas, brasileiros formados no exterior ou estrangeiros, que continuarão atuando com Registro do Ministério da Saúde (RMS poderão participar dos editais do programa.
É importante destacar que os médicos brasileiros formados no Brasil continuam a ter preferência na seleção. Alguns benefícios foram implementados para incentivar a adesão de novos profissionais. Entre eles:
* Oportunidades de especialização e mestrado;
* Benefícios proporcionais ao valor mensal da bolsa (quem atuar nas periferias e regiões mais remotas9;
* Licença-maternidade: médicas que acabaram de se tornar mães terão direito a compensação do valor pago pelo INSS para alcançar o valor da bolsa durante os seis meses de licença;
* Licença-paternidade: médicos que se tornarem pais também terão direito a licença com manutenção de 20 dias.
Os Ministérios da Educação e da Saúde firmaram uma parceria onde os médicos formados pelo Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), receberão ajuda para quitar o financiamento.
Saiba como funciona o chamamento
Os gestores locais dos municípios elegíveis à participação, listados pelo Ministério da Saúde, precisam aderir ou renovar o Termo de Adesão e Compromisso. Caso não estejam de acordo com as regras estabelecidas pelo Ministério, há o risco de não preenchimento das vagas disponíveis.
*Com informações do Ministério da Saúde e do Programa Mais Médicos
LEIA TAMBÉM: 0800: Saiba qual a nova linha de telefone para marcar consultas no Himaba