Saúde

Manchas, estrias e celulite: como se livrar delas na gestação?

Investir em uma dieta rica em vitamina C ajuda a prevenir os problemas na mãe e no bebê.

Foto: Divulgação / Pexel
Filtro solar, hidratante e evitar exposição ao sol são cuidados que toda gestante deve ter na gravidez. 

Cuidar da pele também é muito importante na gestação. É nesse período que costumam surgir alguns dos problemas mais temidos pelas mulheres como manchas, estrias e celulite. A dermatologista Juliana Drumond, destaca que um desses vilões é o melasma, caracterizado por manchas difíceis de sair e que normalmente aparecem no rosto, e podem aparecer na pele mesmo de quem nunca teve o problema. Por isso é muito importante sempre usar o filtro solar e, se possível, evitar a exposição ao sol.

“Já existem tratamentos mais leves que podem ser usados logo após o parto, se as manchas aparecerem. Mas o uso de ácidos clareadores mais fortes só é permitido após o período de amamentação”, explicou.

No caso das celulites e estrias, o controle do peso durante a gestação é essencial. O acúmulo de gordura favorece o aparecimento dos temidos furinhos. “Após o primeiro trimestre da gravidez, sessões de drenagem linfática ajudam bastante”, indica a dermatologista.

Para evitar as estrias, o recomendado é usar, o quanto antes, cremes hidratantes, especialmente no abdômen e nas mamas, ao redor da aréola. “As chances de surgirem estrias são maiores para quem ganha muito peso, devido ao estiramento da pele. Os emolientes devem ser usados também na cintura, coxas e quadris”. 

Juliana Drumond lembra que pacientes desnutridas ou que não têm alimentação equilibrada têm predisposição maior ao aparecimento de estrias. Por isso, a dica é investir em uma dieta rica em vitamina C. Se essas marcas surgirem, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível, após o nascimento do bebê. Nessa fase, existem tratamentos contraindicados, mas alguns tipos de laser são permitidos, mesmo que a mulher esteja amamentando, sem nenhum efeito colateral.

Com relação ao bebê, o recomendado é evitar o uso de produtos até os seis meses. A higiene deve ser feita apenas com sabonete e xampu indicados para a idade, em pouca quantidade e evitar produtos perfumados. Não usar filtro solar nem repelente. Hidratantes apenas após avaliação médica, em caso de pele seca ou dermatite.