Muitas incertezas desafiam a ciência no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Mas, é comprovado que comorbidades como diabetes, colesterol, hipertensão, gripe e problemas cardiovasculares aumentam o risco de morte de pessoas infectadas pelo coronavírus, principalmente os idosos.
Por isso, o médico sanitarista Alexandre Chieppe, diretor da Medlevensohn, salienta que é fundamental, mais do que nunca, manter sob controle esses problemas.
Uma providência importante, desde que tomados todos os cuidados para se fazer o procedimento, é a vacinação contra a gripe, cuja campanha está sendo realizada na rede pública. Muitos postos montaram estrutura de drive-thru para administrar o imunizante com segurança para os pacientes e profissionais de saúde.
Dr. Chieppe também ressalta a importância do controle dos níveis de glicemia e gorduras no sangue, bem como a pressão arterial. Para isso, há aparelhos de alta tecnologia e fácil manuseio, bem como testes rápidos, muitos dos quais podem ser utilizados em casa ou diretamente pelos médicos ou enfermeiros.
“A Medlevensohn disponibiliza vários desses equipamentos e testes, que contribuem para que as pessoas controlem e evitem que comorbidades possam complicar sua saúde no caso de contaminação pela covid-19. O mais fundamental, contudo, é a prevenção. Vamos ficar em casa”, enfatiza o médico.