Um médico muito querido, amado e dedicado. Era assim que o médico Iran Guimarães de Azevedo era reconhecido por sua atuação e convivência em Domingos Martins. O profissional da saúde, que era clínico geral e obstetra do Hospital e Maternidade Dr. Arthur Gerhardt, faleceu na manhã do último domingo, 6, em decorrência da Covid-19.
A Prefeitura de Domingos Martins, por meio de nota publicada nas redes sociais oficiais do município, expressou o pesar pela perda do médico, que atuou por mais de 30 anos na cidade.
“É com extremo pesar que a Prefeitura Municipal de Domingos Martins comunica o falecimento do médico Iran Guimarães de Azevedo. Dr. Iran estava internado e faleceu na manhã deste domingo (06). A Prefeitura lamenta profundamente a morte deste ilustre cidadão martinense e se solidariza com familiares e amigos neste momento tão difícil.”
O velório foi realizado apenas para a família do profissional por meia hora, em São Miguel, distrito de Domingos Martins. Devido à causa do falecimento ser o coronavírus, amigos e colegas não puderam se despedir de Iran.
Comunidade presta homenagem ao médico
Por ser um profissional prestigiado e dedicado no município, Iran sempre foi muito bem acolhido pela comunidade. Ao saber do falecimento de um morador ilustre, como diz a nota da Prefeitura de Domingos Martins, a comunidade passou a homenageá-lo como conseguiram: por meio de depoimentos cheios de gratidão e amizade.
Confira algumas homenagens:
“Uma pessoa muito generosa e muito dedicada à sua profissão. Sempre atento às necessidades do próximo. É uma grande perda para a nossa comunidade, como cidadão que sempre esteve presente em causas coletivas e médico atuando no Hospital e Prefeitura Municipal de Domingos Martins.” – Romeu Steim, vice-prefeito de Domingos Martins.
“Dr. Iran amigo, profissional competente, profissional humano. Ser humano capaz de fazer da simplicidade sua conduta. Sabia lidar com todos ao seu redor dessa forma. Sempre preocupado com a vida política de Marechal e com as lideranças. Orientava e pedia sugestões. Deixa um legado de bons trabalhos prestados aqui em nosso município. Obrigado por tudo, grande amigo e excelente profissional.” – Tarcísio Borgo, liderança em Araguaya, Marechal Floriano.
“Foi um médico extremamente dedicado ao Hospital e à saúde da população. Médico anestesista e clínico geral, que seu lema era trabalho. Médico plantonista de nosso Hospital que não cansava de trabalhar. Nos exames admissionais, lá estava o dr. Iran para emissão da avaliação e laudo. Chegou ao ponto de ter problemas de saúde de tanto se dedicar à saúde da população. Atencioso, educado, uma primazia de pessoa! Com certeza é uma grande perda para a saúde da população.” – Heloisio Rodrigues Alves, vereador.
“Recebemos com muita tristeza a notícia do falecimento do dr. Iran, um profissional dedicado, atencioso, educado e sempre alegre. Domingos Martins está de luto, os martinenses agradecem pelos serviços prestados e, em nome de todos os vereadores e servidores do Poder Legislativo Municipal, deixo para todos os familiares e amigos minhas sinceras solidariedades e sentimentos.” – Diogo Endlich, vereador e presidente da Câmara Municipal de Domingos Martins.
“Dr. Iran, você estará nos corações de todos aqueles que passaram pelos seus cuidados. Doou sua vida pelo serviço da humanidade, de todas as pessoas de cada pessoa. Além de possuir uma devida competência técnica e profissional, você sempre carregou contigo um código de valores e significados com o qual você sempre deu o sentido ao seu serviço, ao próprio trabalho e dedicação, e fez de cada caso clínico um encontro humano. Sem querer aparecer, na sua simplicidade e humildade, você ajudou a nossa Paróquia sempre que precisávamos. Ao final, você foi um grande amigo de todos nós com o seu humor. Que Deus lhe pague.” – Padre Santhosh Paul d’Souza, pároco da Paróquia de Santa Isabel, Domingos Martins.
“Ontem (6), a cidade de Domingos Martins acordou mais triste. Dr. Iran Guimarães de Azevedo, figura de destaque na comunidade martinense nos deixou, vítima da Covid-19. É impossível não ficar triste ao saber que não poderemos mais contar com sua alegria contagiante, sábios conselhos e competência profissional. É importante lembrar que o dr. Iran nos deixa um legado de vida: amor incondicional pela família, amor ao próximo, dedicação profissional, trabalho voluntário, retidão de caráter. Somos gratos a Deus por nos ter permitido conhecer e conviver com ele. Que ele siga em paz e seja acolhido na luz de Deus.” – Henrique Denicoli, empresário.
Comunidade Maçom faz homenagem ao médico
O médico Iran Guimarães de Azevedo fazia parte da Maçonaria em Domingos Martins. Muito presente, o cidadão martinense também recebeu homenagens após seu falecimento no último domingo.
“Você que amenizou dores e curou as feridas daqueles que não tiveram culpa de viver em um mundo tão doloroso. Você dedicou sua vida para se tornar esse profissional brilhante, em todos os lugares onde levou seu conhecimento com ética e amor. Você que inovou todos os dias as formas de tratar seus pacientes. Você que amou o que fez, que fez para ajudar os outros acima de tudo e para salvar vidas. Você que vestiu branco para mostrar a paz verdadeira e levar paz às pessoas. Você, Dr. Iran, CRM-ES Nº 1158, que mereceu e merece sempre todo respeito do mundo por tentar fazer com que as pessoas tivessem melhor qualidade de vida. A você Dr. Iran, todos as pompas e respeito do mundo e o nosso mais sincero agradecimento. Que Deus ilumine suas mãos, onde estiveres e que a sua vida no oriente eterno seja tão cheia de amor quanto aquilo que você praticou entre nós.
A Loja Maçônica Domingos José Martins, nº 17, através de seu Venerável Mestre, representando todos os Irmãos desta oficina, citando Jean-Pirre Bayard, um dos grandes defensores do ‘companheirismo’, no sentido de fazer-lhe menção honrosa e também de dar aos seus o consolo de que a vida não se extinguiu de todo, pois asseguram-lhes haver uma vida algures, assim exortamos:
‘Estamos confortados, certos do seu glorioso triunfo, pois, enquanto vivia, pelas suas ações e palavras em torno de nós era um modelo de virtude!’
‘Estamos confortados certos de seu glorioso triunfo, porque a Vida é uma só, e a mera supressão da aparência terrena, não corta o fio da existência. A saudade que dele sentimos, é agora um incentivo para o aprimoramento de nosso labor: não é um sentimento debilitante ou enfraquecedor!’
‘Já não voltamos a cabeça para a noite. Preferimos olhar o Sol que ilumina as cristas dos montes e enfeita de luz as estradas do mundo. Estamos sim mais confortados do que na abertura dos trabalhos!'” – Alvaro Vereno, amigo de Iran.