Os brasileiros queixam-se diariamente de dores, as principais são enxaqueca, dor nas costas e dor na lombar. Alguns, até desconhecem os motivos das dores, mas os especialistas alertam que ao sentir algum incomodo é importante não negligenciar a dor e buscar ajuda de um profissional para realização do diagnóstico.
Segundo o fisioterapeuta, Sergio Bastos Junior, da Biointegral Saúde, a dor pode ser vista como um aviso de que algo não vai bem, no âmbito do trabalho, nas relações ou na vida. “Muitas vezes, só o desconforto nos leva a realizar mudanças significativas em nossas vidas. Muitas vezes, é a dor que nos leva a ser mais saudáveis”. Contudo, o fisioterapeuta explica que ninguém precisa sentir dor. “Se você optar por uma rotina que trabalhe corpo e mente de forma integral, pode escolher viver sem dores”.
A zona de conforto é um dos motivos do surgimento das dores. Segundo o especialistas muitas pessoas deixam de fazer exames de rotina, trabalham em empresas que não gostam e não possuem uma vida saudável. “Essa realidade é comum e o seu lado negativo reflete no organismo. É a famosa zona de conforto, em que a pessoa não está bem, mas não faz nada para mudar. Levar uma vida mais consciente dos seus objetivos e do que traz felicidade pode ser a saída para grandes mudanças”, explica.
Como crescer sem sentir dor?
De acordo com o especialista escolhendo vencer medos, barreiras, traumas e crenças limitantes antes que eles sejam o estopim para dores e doenças. “Muitas vezes, mesmo sem saber, desejamos um impulso, algo que nos tire do modo automático. E é aí que entra a dor. No corpo, ela é um aviso de que algo não vai bem e é preciso investigar. Na emoção, ela também nos sinaliza que precisamos agir para voltar ao rumo original. Quantas pessoas não tiveram suas vidas modificadas radicalmente e passaram a ser mais felizes depois de uma dor profunda?”, reflete o especialista.
“Se a dor existe, olhe para ela como um motor de mudança”, explica Sergio, “mas não espere sentir a dor para realizar o que precisa para que sua vida tenha propósito e saúde”. Sérgio explica que não é possível garantir uma vida sem dores, mesmo quando estamos empreendendo um caminho de autoconhecimento, de crescimento, mas essa realidade torna mais fácil lidar com elas e trata-las é mais tranquilo quando sabemos de onde elas vêm e por que elas existem. “A consciência nos dá a força necessária para mudar”, finaliza.