Sabe aquela sensação de estômago alto e barriga inchada? Isso acontece principalmente entre as mulheres e na maioria das vezes está ligado ao sistema hormonal, ou seja, nem sempre é aumento de peso. Existem algumas receitas naturais que ajudam a secar a barriga e acelerar o metabolismo.
LEIA TAMBÉM:
18 dúvidas sobre como prevenir, identificar e tratar o câncer colorretal
Melhor que omeprazol! Receita de chá natural melhora gastrite e até emagrece
Shot matinal para eliminar a pochete e emagrecer: veja receita com chia e benefícios
De chás a água saborizadas, algumas frutas, sementes, ervas e folhas são excelentes opções para quem buscar diminuir a retenção de líquido no corpo. Recentemente, um nutricionista viralizou no Instagram com uma receita que desincha a barriga e diminui o metabolismo, mas será que funciona?
Segundo ele, a mistura de algumas ervas resultam numa perca imediata de medidas, isso porque elas possuem componentes que ajudam na sensação de saciedade.
Para fazer o chá você vai precisar de:
• 1 sache de chá-verde;
• 1 sache de chá de hortelã;
• 1 colher de chá de orégano;
• 2 folhas de louro.
RECEITAS CASEIRAS FUNCIONAM?
Muitos influenciadores e médicos tem usado as redes sociais para divulgar e ensinar receitas caseiras que aceleram o processo de emagrecimento e prometem resultados milagrosos, mas não funciona dessa forma.
É importante lembrar que nenhum chá tem a capacidade de eliminar todos os quilos indesejados, isso o porquê o processo para emagrecer de forma natural requer reeducação alimentar e rotina de exercícios.
Sempre procure um pressional da área da saúde para seguir a dieta ideal para o seu corpo e assim alcançar os resultados desejados.
LEIA TAMBÉM:
Funciona mesmo? Dieta da carne e ovo emagrece 5 kg em 5 dias; veja cardápio e como fazer
Rejuvenesça sua pele rapidamente com a pílula mágica aprovada pela Anvisa
Quais os tipos de diabetes? Veja os tratamentos e como se prevenir da doença
CHÁS QUE AJUDAM A DESINCHAR
Segundo o Portal Tua Saúde, esses são alguns do chás que ajudam a desinchar o corpo:
1. Chá de salsinha
O chá de salsinha é um dos remédios caseiros mais populares para ajudar na retenção de líquidos e, de fato, estudos feitos com esta planta em animais demonstraram que é capaz de aumentar a quantidade de urina produzida [1].
Além disso, a salsinha contém flavonoides que, segundo outro estudo [2], são compostos capazes de se ligar aos receptores de adenosina A1, diminuindo a ação dessa substância e aumentando a produção de urina.
Ingredientes
1 ramo ou 15 g de salsinha fresca com talos;
1/4 de limão;
250 ml de água fervente.
Modo de preparo
Lavar e picar a salsinha. Depois, juntar a salsinha na água e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Por fim, coar, deixar amornar e beber várias vezes ao dia.
2. Chá de dente-de-leão
O dente-de-leão é outra planta popular para aumentar a produção de urina e eliminar a retenção de líquidos. Esta planta funciona como diurético natural porque é rica em potássio, um tipo de mineral que atua nos rins aumentando a produção de urina.
Ingredientes
15 g de folhas e raízes de dente-de-leão;
250 ml de água fervente.
Modo de preparo
Adicionar a água numa xícara e depois colocar as raízes e deixar repousar por 10 minutos. Coar e beber 2 a 3 vezes por dia.
3. Chá de cavalinha
O chá de cavalinha é outro diurético natural muito utilizado na medicina tradicional e, embora existam poucos estudos recentes feitos com esta planta, uma revisão feita em 2017 [3], refere que o efeito diurético da cavalinha pode ser comparado com o do remédio hidroclorotiazida, que é um diurético produzido em laboratório.
Ingredientes
1 colher (de chá) de cavalinha;
250 ml de água fervente.
Modo de preparo
Colocar a cavalinha na xícara com água fervente e deixar repousar entre 5 a 10 minutos. Depois coar, deixar amornar e beber 3 vezes por dia.
4. Chá de hibisco
O consumo de chá de hibisco parece aumentar significativamente a quantidade de urina produzida e, segundo um estudo feito em ratos [4], tem um efeito semelhante a alguns diuréticos sintéticos produzidos em laboratório, como a furosemida e a hidroclorotiazida.
Ingredientes
2 colheres de sopa cheias de flores hibisco seco;
1 litro de água em início de fervura.
Modo de preparo
Adicionar o hibisco na água quente e deixar repousar por 10 minutos, devidamente tampado. Coar e beber ao longo do dia.
5. Chá de funcho
O funcho é uma planta tradicionalmente utilizada para tratar problemas da bexiga e até pressão alta, devido ao seu efeito diurético, que aumenta a produção de urina e elimina o excesso de líquidos no organismo.
Ingredientes
1 colher (de chá) de sementes de funcho;
1 xícara de água fervente.
Modo de preparo
Juntar as sementes à água fervente numa xícara e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Depois, coar e beber até 3 vezes por dia.