Saúde

Menopausa: nutricionista indica quais alimentos podem reduzir os sintomas desse período

Calorões, ressecamento das partes íntimas e diminuição da libido estão entre as principais consequências

Foto: Divulgação

Ela não tem dia nem hora exata para chegar, mas dá alguns avisos de que está batendo à porta. A menopausa, que é o fim da fase reprodutiva da mulher, pode ser acompanhada de sintomas bastante característicos e, muitas vezes, desagradáveis: é o chamado climatério.

Fogachos (calorões e rubor facial), insônia, depressão, dificuldade de controlar o peso, ressecamento das partes íntimas e perda de libido são alguns desses incômodos sinais, que acabam levando mulheres, majoritariamente numa faixa etária entre os 45 e 55 anos, ao consultório médico. O que nem todas sabem é que dá para aliviar esses sintomas fazendo mudanças simples na alimentação.

A nutricionista Leticia Matrak, especialista em nutrição sexual, atende diversas mulheres que estão passando pela menopausa e garante que, por meio de um cardápio variado, que inclua peixes, castanhas, verduras, entre outros alimentos naturais, é possível sim ter excelentes resultados na diminuição dos sintomas do climatério, principalmente no que diz respeito à recuperação da energia e da disposição sexual.

“Uma das primeiras coisas que indico e que serve de dica para todas as mulheres que estão na menopausa é evitar o consumo de produtos muito industrializados e diminuir a ingestão de carboidratos refinados e doces”, explica a especialista.

Quais seriam então os alimentos que são aliados da mulher neste período? A nutricionista indica: peixes como o salmão e a sardinha (ricos em ômega-3), leite, ovos, carnes magras (ricos em proteínas), folhas verdes escuras e laticínios (ricos em cálcio). “Outra importante aliada é a soja. Esse grão tem uma substância parecida com o estrogênio, hormônio perdido com a menopausa. Pode ser consumida in natura ou nas suas versões em pó, leite, iogurte ou tofu. Além dela, indico as castanhas e sementes, como a chia e a linhaça, que contribuem para a melhora da lubrificação vaginal. E, por fim, destaco o grão de bico, que é rico em proteínas e em triptofano, um aminoácido que ajuda na produção de serotonina, aquela substância responsável pela sensação de felicidade, satisfação e bem-estar, o que ajuda não só na menopausa, mas em qualquer fase da vida”, finaliza.