Saúde

Merck recebe aval para remédio contra covid-19 no Reino Unido

Trata-se do primeiro país a autorizar o uso do medicamento, que pode ser tomado em casa e tem ajudado a reduzir internações e óbitos de pacientes de maior risco

Foto: Divulgação/MSD

O órgão regulatório de saúde do Reino Unido deu seu aval, nesta quinta-feira, a uma pílula contra a covid-19 desenvolvida pela Merck & Co., em parceria com a Ridgeback Biotherapeutics. 

Trata-se do primeiro país a autorizar o uso do medicamento, que pode ser tomado em casa e tem ajudado a reduzir internações e óbitos de pacientes de maior risco. Conhecido como molnupiravir, o medicamento terá o nome comercial de Lagevrio. 

Em reação à notícia, a ação da Merck subia mais de 2% nos negócios do pré-mercado em Nova York, por volta das 8h45 (de Brasília). Com informações da Dow Jones Newswires.

Medicamento reduziu pela metade o risco de morte por covid-19

A Merck havia anunciado no início do mês de outubro, que o molnupiravir, remédio que desenvolveu para o tratamento da covid-19 com sua parceira Ridgeback Biotherapeutics, “reduziu significativamente” os riscos de hospitalização e morte pela doença, em análise feita com pacientes adultos que apresentaram sintomas leves a moderados de covid-19.

No estudo, o medicamente diminuiu a chance de hospitalização ou morte em quase 50%, e 7,3% dos pacientes testados foram internados ou à óbito, segundo a Merck.

A farmacêutica americana afirmou que deixará de recrutar mais voluntários devido aos resultados positivos, após consultar órgãos reguladores. A companhia disse que pretende emitir um pedido de Autorização de Uso emergencial ao Food and Drug Administration (FDA, a Anvisa dos EUA) “o mais rápido possível”.