Saúde

Merendeiras transformam comida em personagens para chamar atenção de crianças na Serra

A ação é utilizada para incentivar o hábito saudável e melhorar a alimentação das crianças

Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

A maçã se transformou em coruja, a abobrinha em golfinho e a salada de tomate com alface em árvore de Natal. Afinal, quem disse que não pode brincar com a comida? Para deixar os pratos mais atrativos e chamar a atenção da criançada para sabores nunca experimentados, um grupo de merendeiras está soltando a criatividade em escolas da Serra.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Vieira Lessa, em José de Anchieta II, por exemplo, as merendeiras estão dando um show de criatividade para chamar a atenção dos estudantes. “Os alimentos enfeitados ficam em exposição, como obras de arte, para que as crianças associem as figuras que gostam, como o Batman, o Papai Noel e flores, ao alimento”.

Para o secretário de Educação, Gelson Junquilho, além de deixar a comida mais atraente para os alunos a iniciativa tem feito com que a quantidade de comida desperdiçada diminua. “Estamos conseguindo atrair a atenção dos estudantes, mostrando novos sabores e evitando o desperdício”, afirmou.

A coordenadora regional de nutrição, Ligia Pasolini, conta que as merendeiras recebem treinamento de seis em seis meses. “No curso são abordadas boas práticas, resultados e bons exemplos que atraem e incentivam o hábito saudável e a alimentação das crianças”.

A merendeira Jacqeline Freire conta que algumas crianças têm muito dificuldade para comer verduras e frutas. “No fim do ano passado fiz um teste, montando uma árvore de Natal e o Papai Noel com os alimentos. Fez muito sucesso e eu me animei. Resolvi pesquisar mais sobre o assunto e a cada dia monto algo diferente, de acordo com o cardápio da escola naquele dia”, disse.

Stéphanie da Costa, 9 anos, estudante do 4º ano, aprovou a decoração na comida. “Assim dá vontade de comer o alimento, até parece que é mais gostoso”, brincou.