Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde em 2018 mostrou que mais da metade da população brasileira apresenta sobrepeso. Esse índice é bastante preocupante, já que a obesidade está relacionada a vários problemas de saúde, como hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares.
Emagrecer não é simples. Algumas pessoas apostam em dietas restritivas ou milagrosas, conseguem perder peso, mas engordam novamente. “O segredo para um emagrecimento saudável e duradouro é a reeducação alimentar e uma completa mudança de hábitos”, explica a empresária Priscila Martello, sócia de uma clínica de emagrecimento
De acordo com Priscila, não existe receita mágica para emagrecer, mas com o acompanhamento correto é possível perder até 30kg em 18 semanas. “Muita gente chega à clínica com a autoestima baixa, sem conseguir encarar o espelho e sem qualidade de vida. Por isso é muito gratificante quando o cliente começa a ver os resultados do tratamento”, afirma a empresária.
Priscila Martello conta que comer deve continuar sendo prazeroso mesmo para quem está em processo de perda de peso. “Tem receitas de pizzas, bolos, mousses, brigadeiro, biscoitos e muito mais. Tudo para ajudar as pessoas a emagrecerem de forma saudável e sem culpa”, relata.
O segredo está em fazer substituições inteligentes, trocando pães, bolos e sorvetes tradicionais por alimentos idênticos ou bastante similares, mas produzidos de forma diferente. “São alimentos de alto valor nutritivo e de baixo índice glicêmico”, afirma Priscila.
Vilões do emagrecimento
Entretanto, apenas seguir corretamente a indicação da nutricionista não garante a perda de peso. Priscila Martello ressalta a importância de o cliente adotar como hábito a atividade física e abdicar dos vilões do emagrecimento, como o álcool e o sono ruim.
Um estudo da Universidade Federal de Ouro Preto (MG) feito com 178 universitárias investigou a relação entre gordura corporal e bebida alcoólica. O valor médio da gordura concentrada ao redor da cintura foi maior entre as estudantes que relataram beber socialmente. “É aquela famosa barriguinha de cerveja”, aponta Priscila.
Dormir mal também aumenta a propensão ao ganho de peso. De acordo com a médica do sono Jéssica Polese a falta de sono altera o metabolismo e os hormônios responsáveis pelo apetite, assim a chance de atacar a geladeira de madrugada aumenta. “Além disso, quando dormimos mal há um aumento na produção de cortisol, o que leva ao acúmulo de gordura, principalmente na barriga”, alerta a médica.