Reprodução/Freepik @Racool_studio
Reprodução/Freepik @Racool_studio

Outro dia a minha filha se estressou e disse que queria trocar de família. É normal as crianças falarem isso. O que não pode acontecer é, no calor da emoção, responder: “ah, vai então arrumar outra família”. Nessa ocasião, eu respirei fundo, entendi que foi uma emoção do momento e depois conversei com ela sobre isso.

Tudo bem ter esse sentimento, ninguém é legal o tempo todo e quando ela se sente contrariada, é normal que ela não me queira mais ali. Mas do mesmo jeito que esse sentimento vem, ele também vai embora.

Se a gente responde por impulso da mesma maneira que a criança falou, ela vai sentir mais ainda uma sensação de desamparo. Somos nós os adultos da relação, e precisamos agir como tal.

Não podemos deixar nossa criança interior ferida agir e a emoção dessa “criança ferida nos controlar”. Principalmente no trato com nossos filhos.

Quando seu filho disser que não te ama mais, entenda que é um sentimento momentâneo, mas não é o que ele realmente sente. Encare com humor e amor. Olhe para ele e diga: “pois eu te amo muito, por você e por mim, não tem problema”.

Como você tem reagido ao ser desafiado por seu filho dessa maneira?

LEIA TAMBÉM: Pele bonita e sem maquiagem? Saiba o que fazer