Saúde

Ministério da Saúde antecipa campanha da gripe no Amazonas

Governo Federal juntamente com o Governo do Estado adiantou a vacinação da gripe em função dos casos e óbitos por influenza no estado.

Foto: Divulgação

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe terá início nesta quarta-feira (20) no Amazonas, com antecipação de 21 dias em relação aos demais estados do país. Essa decisão se deu em função da ocorrência de casos e óbitos por influenza, desde fevereiro deste ano, no estado. 

Em todo ano de 2018 foram registrados 17 casos e 3 óbitos por influenza no Amazonas, sendo 1 caso e 1 óbito por influenza A (H1N1). Em 2019, até o momento, já foram notificados 666 casos suspeitos, sendo confirmados 107 para H1N1. Destes, 28 mortes foram confirmadas pela doença.

O anúncio de antecipação da vacinação foi feito na terça-feira (19), em Manaus (AM), pelo governador do Amazonas, Wilson Lima. Também estiveram presentes o secretário Estadual de Saúde do Amazonas, Francisco Guimarães, o prefeito de Manaus (AM), Arthur Virgílio Neto, e o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Kleber.

“A situação da influenza no estado do Amazonas, hoje, é atípica. Assim, o Ministério da Saúde se coloca à disposição dos gestores locais para prestar todo o apoio necessário. É importante também lembrar que a vacina não visa evitar a propagação do vírus, mas sim casos e óbitos nos grupos prioritários. Por isso, a população deve ficar atenta aos outros métodos de prevenção, como lavar as mãos com frequência e evitar sair de casa se estiver doente, principalmente para locais com aglomeração de pessoas”, explicou o secretário do Ministério da Saúde, Wanderson Kleber.

Wanderson também chamou a atenção para outro ponto, que é a preparação dos profissionais de saúde. “Os profissionais devem sempre se atualizar em relação aos protocolos e suspeitar da doença, para que o medicamento seja prescrito nas primeiras 48 horas”, destacou o secretário.

A Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas trabalha, desde o último fim de semana, na distribuição das vacinas aos municípios que, por sua vez, distribuirão às salas de vacinação. Mais de um milhão de doses da vacina contra a influenza foram enviadas pelo Governo Federal. A Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas prepara, junto com as Secretarias Municipais de Saúde, uma grande operação para distribuir as vacinas na capital e no interior. O plano é fazer com que as vacinas enviadas a Manaus pelo Ministério da Saúde possam chegar, o mais rápido possível, aos municípios e suas respectivas 1.535 salas de vacinação.

A vacina está disponível para o público-alvo da campanha de vacinação, que são gestantes, puérperas, crianças de um a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, além de funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. A meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis para vacinação.

Em razão da situação epidemiológica (casos e óbitos) no estado, a presença de áreas de difícil acesso e a distância para deslocamento, a campanha se inicia com a vacinação de todos que compõem o público-alvo, e não apenas das gestantes e das crianças, como nos anos anteriores. O estado irá aproveitar a oportunidade da vacinação contra a influenza para a atualização das outras vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação para gestantes e crianças.