O “Dia D de Mobilização contra a Dengue” acontece neste sábado (14), em todo o Brasil. A iniciativa, realizada pelo Ministério Público, reúne o governo federal, estados, municípios e a população para conter o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, uniformizados e identificados, vão visitar residências em todo o país. Eles estarão orientando as famílias e ajudando a eliminar focos do mosquito.
No Estado do Espírito Santo, o “Dia D” vai contar com a participação da secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel.
Leia também:
Verão: muito calor pode desencadear ou agravar doenças respiratórias
Moraes proíbe acesso aos prontuários de mulheres que realizaram aborto
Mutirão de cirurgias e exames no Hucam neste sábado (14) em Vitória
Segundo o Ministério da Saúde, a mobilização é um chamado importante para que cada brasileiro adote medidas simples e eficazes para conter a proliferação do mosquito.
“Com apenas 10 minutos por semana, é possível salvar vidas. Precisamos eliminar focos dentro de casa e descartar corretamente recipientes que acumulam água. Este é um esforço conjunto e contamos com a participação de todos”, disse a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Agentes estarão uniformizados e serão identificados
Os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, uniformizados e identificados, visitarão residências em todo o país. Eles estarão orientando as famílias e ajudando a eliminar focos do mosquito.
“Receber bem os agentes do Sistema Único de Saúde (SUS) é fundamental para que a prevenção seja eficiente”, reforça a ministra.
Além disso, ações educativas, mutirões de limpeza e outras atividades de conscientização serão realizadas nas comunidades.