Saúde

Ministério da Saúde realiza "Dia D" contra a dengue neste sábado

Ação nacional acontece em todo o país com a participação de estados, municípios e sociedade civil. Saúde ampliou recursos para o controle da doença

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O “Dia D de Mobilização contra a Dengue” acontece neste sábado (14), em todo o Brasil. A iniciativa, realizada pelo Ministério Público, reúne o governo federal, estados, municípios e a população para conter o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. 

Agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, uniformizados e identificados, vão visitar residências em todo o país. Eles estarão orientando as famílias e ajudando a eliminar focos do mosquito. 

No Estado do Espírito Santo, o “Dia D” vai contar com a participação da secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel. 

Leia também: 

Verão: muito calor pode desencadear ou agravar doenças respiratórias

Moraes proíbe acesso aos prontuários de mulheres que realizaram aborto

Mutirão de cirurgias e exames no Hucam neste sábado (14) em Vitória

Segundo o Ministério da Saúde, a mobilização é um chamado importante para que cada brasileiro adote medidas simples e eficazes para conter a proliferação do mosquito.

“Com apenas 10 minutos por semana, é possível salvar vidas. Precisamos eliminar focos dentro de casa e descartar corretamente recipientes que acumulam água. Este é um esforço conjunto e contamos com a participação de todos”, disse a ministra da Saúde, Nísia Trindade. 

Agentes estarão uniformizados e serão identificados 

Os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, uniformizados e identificados, visitarão residências em todo o país. Eles estarão orientando as famílias e ajudando a eliminar focos do mosquito. 

“Receber bem os agentes do Sistema Único de Saúde (SUS) é fundamental para que a prevenção seja eficiente”, reforça a ministra.

Além disso, ações educativas, mutirões de limpeza e outras atividades de conscientização serão realizadas nas comunidades. 

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtor Web
Produtor Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória