Saúde

Mitos e verdades sobre a escova dental a bateria

Segundo dentista o produto é aprovado e indicado

Foto: Shuckiest
Vibrações permitem que os movimentos e a intensidade da escovação sejam padronizados.

O mundo está mudando cada vez mais rápido como consequência de um desenvolvimento tecnológico acelerado, transformando a forma como nos locomovemos, comunicamos e até como cuidamos da saúde. A inovação chegou até a saúde bucal, com escovas de dente a bateria que prometem máxima eficácia na higiene bucal.

Mas, afinal, é mesmo necessário substituir a tradicional escova por uma a bateria? Qualquer pessoa pode usar? O ortodontista Fábio Bibancos, esclarece abaixo as principais dúvidas sobre o uso de escovas dentais a bateria.

Foto: Gum

Limpa mais do que a escova manual.

Verdade. As escovas a bateria são mais eficazes para a higiene bucal porque as vibrações permitem que os movimentos e a intensidade da escovação sejam padronizados. “Essa característica garante uma limpeza bucal mais profunda, inclusive da linha da gengiva, onde há maior acúmulo de placa bacteriana, que é a principal causadora da gengivite e outras doenças bucais”, aponta. O especialista ainda ressalta que é importante não esquecer do fio dental e o enxaguante bucal, etapas que completam a higienização bucal.

Não dá para levar na necessaire.

Mito. Já existem no mercado escovas a bateria, que não precisam ir na tomada e são leves e práticas de levar na necessaire do trabalho, nas viagens e demais compromissos.

Quem usa aparelho ortodôntico, implantes e lentes de contato não deve usar.

Mito. Pelo contrário, as vibrações padronizadas e o maior alcance da linha da gengiva das escovas a baterias garantem melhor limpeza interdental, fator importante para esses tipos de tratamento. “Se a pessoa com facetas dentais, por exemplo, não tomar os cuidados corretos com a saúde bucal a lâmina colocada pode acumular bactérias e fungos responsáveis por diversos problemas bucais”, explica.

Facilita a escovação para pessoas com incapacidade física.

Verdade. Justamente pelas escovas a bateria terem os movimentos padronizados, não é preciso colocar força ou intensidade na escovação, basta deixar sob a superfície dos dentes e rotacionar levemente para limpar. Isso dá maior autonomia para que pessoas com movimentos reduzidos na parte superior consigam realizar a escovação sozinhas.