
Exames feitos pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), no Rio de Janeiro, descartaram casos suspeitos de coronavírus no Espírito Santo. Um dos pacientes é do Norte do estado. A informação foi confirmada nesse domingo (1) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Os testes negativos para coronavírus são de cinco pessoas moradoras das regiões Norte, Central e Grande Vitória, mas a Sesa não detalhou de quais municípios eram os pacientes. O único caso suspeito de infecção por Covid-19 no Norte do estado informado pela secretaria é de um jovem morador de Aracruz que chegou recentemente de Singapura.
Neste momento, de acordo com o Centro de Operações Estratégicas (COE) da Sesa, há apenas um caso suspeito da doença em investigação na Fiocruz, que é de um morador da Grande Vitória.
Como prevenir
Até o momento não há um tratamento específico para a doença, que é transmitida por gotículas de saliva e secreção que se espalham pelo ambiente. Por isso, são necessários alguns cuidados com a higiene pessoal, os mesmos que afastam o risco de gripe e outras doenças respiratórias.
– Lavar as mãos frequentemente por pelo menos 20 segundos com água e sabão;
– Utilizar antisséptico de mãos à base de álcool para higienização;
– Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
– Não compartilhar objetos de uso pessoal;
– Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado.