O Ministério Público do Espírito Santo foi acionado pela Secretaria de Saúde de Vila Velha, depois que um homem, morador do município e com sintomas de Coronavírus, se recusou permanecer em isolamento domiciliar. A medida adotada pela prefeitura segue o protocolo do Ministério da Saúde.
De acordo com as informações da prefeitura, o ofício foi enviado ao MPES para que o órgão adote, com caráter emergencial, “medidas legais do Poder Judiciário em razão do risco de contágio de seus contatos próximos e à coletividade em geral”.
De acordo com o documento, o paciente em questão já passou por exames que descartaram o contágio por Influenza e outros vírus respiratórios, por isso, ele continua com suspeita de infecção por coronavírus. Segundo a nota da prefeitura, o homem está ciente que o vírus é transmitido por vias respiratórias, bem como sobre a necessidade de isolamento.
O paciente esteve recentemente em vários países onde se constatou a circulação do vírus. De acordo com a Secretaria de Saúde do município, ele passou por todos os exames necessários e o material colhido está em análise na Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. Segundo a prefeitura, o homem se recusou a se afastar das atividades, inclusive o local de trabalho.