Os moradores da Serra contam com um aliado tecnológico para combater o mosquito da dengue. A partir de agora, os serviços das equipes que trabalham em campo para eliminar focos de larvas e mosquitos podem ser acionados por meio de um aplicativo.
> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de Saúde!
Chamado Colab, disponibiliza agendamento de visita, instalação de telas em caixa d’água e tratamento de áreas que estejam com água parada, por exemplo. Inclusive, o próprio município fornece a tela e a instala para o morador, segundo a secretaria de Saúde.
“O Colab é uma ferramenta importantíssima no combate ao mosquito, já que possibilita ao cidadão participar do nosso trabalho, monitorar e até agendar serviços como a instalação de telas em caixa d’água desprotegida; a visita domiciliar do agente de endemias em casos que o morador não permanece em sua residência durante o dia; o tratamento de áreas alagadas e a denúncia anônima de focos de mosquitos”, explica o coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde da Serra, José Neres Santana Junior.
Para utilizar, basta baixar o aplicativo em colab.re ou na loja de aplicativo do celular; fazer o cadastro e encaminhar as demandas com fotos.
Pontos de hidratação atendem moradores com dengue
Desde o fim de fevereiro foram disponibilizados os chamados “pontos de hidratação”. Espalhados pela cidade, oferecem quatro serviços. O objetivo é otimizar o diagnóstico e os cuidados contra a dengue.
O atendimento é realizado por livre demanda, ou seja, não é necessário agendar. Nos pontos, é feita a aplicação de soro para hidratação via oral ou venosa, exames e prescrição de medicações. O atendimento é realizado por médicos ou enfermeiros, segunda a sexta-feira, nos seguintes locais:
1. Unidades Regionais de Saúde de Novo Horizonte;
2. Feu Rosa;
3. Jacaraípe;
4. Prédio da antiga Maternidade de Carapina, em Jardim Limoeiro.
*Horários:
– Feu Rosa, das 8h às 17 horas;
– Jacaraípe, das 8h às 17 horas;
– Novo Horizonte, das 9h às 17 horas;
– Antiga Maternidade de Carapina, das 7h às 19 horas.
LEIA TAMBÉM: Fentanil: o que é e quais os riscos do anestésico apreendido no ES?