Os moradores de 15 cidades do Sul do Espírito Santo agora contam com um novo serviço para ampliar o acesso à Atenção Especializada no Sistema Único de Saúde (SUS).
O Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu, em Cachoeiro de Itapemirim, lançou o serviço de teleconsultas em 11 especialidades médicas, promovido pela Secretaria da Saúde (Sesa) na tarde desta sexta-feira (17).
Com investimento de R$ 1.033.200,00, por meio de um edital de credenciamento regional, serão disponibilizadas 19.414 teleconsultas em 2025.
A iniciativa integra o pacote estadual anunciado pelo governador Renato Casagrande, que prevê 1,25 milhão de consultas e 670 mil exames especializados para todo o Espírito Santo.
Durante o evento, o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, realizou uma simulação de teleconsulta, conversando com um médico psiquiatra localizado em outra região do Estado.
Estamos iniciando essa implementação no sul com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos usuários do SUS, evitando deslocamentos desnecessários em busca de especialidades que agora estão mais próximas de suas residências, destacou Hoffmann.
Especialidades com teleconsultas
As teleconsultas atenderão as seguintes especialidades:
- Cardiologia adulto
- Endocrinologia adulto e pediátrica
- Nefrologia adulto
- Ortopedia adulto e pediátrica
- Psiquiatria adulto e pediátrica
- Reumatologia adulto
- Urologia adulto e pediátrica
Quais os municípios do Sul do ES com teleconsultas
Inicialmente, 11 municípios contarão com o serviço, que será oferecido em salas de telessaúde: Alfredo Chaves, Anchieta, Atílio Vivácqua, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Iconha, Mimoso do Sul, Muqui, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul e Vargem Alta. Há planos para expandir a iniciativa para os demais 15 municípios da região sul.
A cerimônia também contou com a presença da superintendente da Regional Sul de Saúde, Samilla Figueira, da secretária municipal de Saúde de Cachoeiro, Renata Fiório, do deputado estadual Bruno Rezende, além de secretários municipais de saúde e outras autoridades.
Com mais essa entrega, nosso objetivo é aproximar os serviços de saúde dos cidadãos da região, garantindo atendimento mais ágil e eficiente, ressaltou Samilla Figueira.
Os atendimentos começarão nos próximos dias e atenderão pacientes já inseridos no Sistema de Regulação Ambulatorial (Sisreg).