O calorão deu uma trégua para os capixabas e, além de tirar os casacos do armário, é importante mudar alguns passos da rotina de cuidados com a pele. É justamente nos dias mais frios que ela precisa de mais atenção para evitar o ressecamento e consequências ainda mais graves.
De acordo com especialistas, nos dias mais frios a pele seca fica sujeita à descamação, o que aumenta o risco de alergias, coceiras e processos inflamatórios. Veja abaixo as principais dicas para garantir a hidratação da pele:
1- De olho na temperatura da água
A água quente e o sabonete deixam a pele mais ressecada e suscetível a alergias e dermatites. A dica, então, é deixar a água morna e fazer a higienização do rosto logo após o banho, com a água ainda mais fria.
2- Nada de buchas e menos esfoliação
A bucha deve ser deixada de lado neste período de frio pois faz uma esfoliação diária na derme, o que favorece a remoção de componentes essenciais. Quanto mais seca a região, mais espaçado deve ser o uso de esfoliante. A dica é esfoliar uma vez por mês, sempre tomando cuidado em usar um bom hidratante logo depois.
3- Água termal e filtro solar
A água termal diminui o ressecamento pós banho, pois é rica em microelementos essenciais que têm efeitos calmante e anti-inflamatório. Já o filtro solar não pode ficar esquecido nessa estação, ele deve ser usado diariamente mesmo em dias nublados.
4- Hidratação por dentro e por fora
Beber bastante água é fundamental, o equilíbrio hídrico da cútis ajuda a retardar os sinais de envelhecimento. Outra dica para o inverno são os hidratantes “in shower”, que são loções utilizadas ainda no banho, com rápido enxágue.
5- Revitalização facial
A revitalização facial devolve os minerais essenciais para a pele e promove a hidratação melhorando a textura, podendo ser feito em casa com a pele limpa e usando uma máscara facial adequada ao seu tipo de pele.