De chorar!

Mulher com câncer terminal realiza sonho de ser mãe; encontro com filho emociona

Pâmela luta contra câncer na cabeça. Mesmo debilitada, ela sorriu e falou o nome do filho ao ver o bebê pela primeira vez em hospital no ES

Foto: divulgação/Hucam
Foto: divulgação/Hucam

Uma história de muita perseverança e amor emocionou as equipes do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes): uma mãe com câncer raro e em estágio terminal deu à luz após passar a gestação lutando contra a doença.

Pâmela Souza, 30 anos, moradora de Vitória, luta há cinco anos contra um câncer na cabeça. Familiares e a equipe médica já trabalhavam com a possibilidade dela não resistir ao parto. Mas, o sonho de ser mãe deu forças para que ela aguentasse e pudesse conhecer seu único filho. Um vídeo do encontro de mãe e filho foi feito no hospital e emociona.

Leia também:
> Alerta de baixa umidade do ar e temperatura de até 39ºC no ES nesta segunda
> Seu creme dental mudou? Entenda a troca do fluoreto de sódio
> Incêndio é registrado em área de vegetação em Anchieta

Segundo os médicos, o tumor estava controlado depois de sessões de quimioterapia e radioterapia realizadas pelo SUS, mas a gravidez inesperada reativou a doença.

A felicidade de realizar o sonho de ter um bebê crescendo saudável em seu ventre veio com a preocupação de talvez não poder conhecer o próprio filho.

Por conta do agravamento do câncer, o parto precisou ser antecipado e o pequeno Ravi Souza mobilizou uma grande equipe de médicos.

Obstetra, oncologista, neurologista, enfermeiros, assistentes sociais, neonatologistas, psicóloga, especialista em cuidados paliativos e nutricionistas compuseram a grande equipe para o parto ser sucesso.

Foto: Reprodução/Hucam

Ravi nasceu com 1,2kg no último dia 6 e segue internado na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hucam, como geralmente ocorre com bebês nascidos com esta prematuridade. Está estável e sem previsão de alta.

Gravidez foi inesperada

Nesses 10 anos de casamento, ela sempre quis ser mãe, sempre quis ter um filho. E foi uma gravidez de surpresa. Todos aqui no Hucam nos abraçaram. Mas ela está em estágio terminal de um câncer na cabeça. Não sabia se ela iria voltar da sala de parto com vida, disse o marido de Pâmela, Rilles de Souza.

Com o parto bem-sucedido, a mãe seguiu internada no Hucam. O tumor já não permite que Pâmela tenha interações contínuas com consciência plena, além das limitações de movimentos e de visão causadas pela doença no cérebro.

Foto: reprodução/Hucam

Obstetra e chefe da Unidade Materno-Infantil do Hucam, Carolina Prest Ferrugini, acompanhou o caso e explicou por que ele é especial para equipe. 

“Trata-se de uma doença rara, o que, por si, torna o caso especial. Além disso, a gravidez fazendo tratamento com rádio e quimioterapia não é comum. E também porque, apesar do prognóstico restrito, ela resistiu tempo suficiente para levar a gravidez até uma idade gestacional que viabilizava a vida do bebê. Temíamos que ela não resistisse ao parto”.

Mãe ficou seis dias sem ver o bebê

Depois que Ravi nasceu, Pâmela ficou seis dias sem ver o bebê.  Até que no dia 12 de fevereiro, a mãe de Ravi recobrou a consciência por tempo suficiente para ver o filho único, um encontro que foi possível depois da mobilização da equipe assistencial.

O momento, gravado pela família em vídeo cedido pelo pai, emocionou a todos. Segundo Rilles, a mãe sorria e pronunciava o nome da criança, além de agradecer aos profissionais que estavam em volta.   

Rilles tem recebido ajuda de uma rede de solidariedade criada em torno da história. Mobilizado cuidar da família, ele contou que amigos já enviaram fraldas e roupas para o enxoval.

“Fico alegre em saber que Pâmela está feliz por ter realizado esse sonho. Parei minha vida profissional para cuidar dela, para honrá-la na saúde e na doença. O amor tudo vence” concluiu o pai do bebê e marido da jovem.

Carol Poleze, repórter do Folha Vitória
Carol Poleze Repórter
Repórter
Graduada em Jornalismo e mestranda em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).