Saúde

Mulheres grávidas apresentam maior risco de inflamação gengival

Inflamação sistêmica durante a gravidez, pode levar ao nascimento de bebês prematuros e de baixo peso

Foto: Divulgação
Gravidas precisam fazer avaliação ortodôntica para garantir a saúde bucal. 

A mulher grávida necessita de inúmeros cuidados desde o início ao final da gestação, para que o bebê nasça saudável e para que o parto seja tranquilo e sem riscos, tanto para a mãe, quanto para o filho. Diferente do que muitos pensam, os cuidados não se restringem apenas aqueles passados pelo obstetra. A saúde bucal também precisa de atenção e não pode ser negligenciada no período da gestação. 

Segundo o dentista especialista em periodontia Umberto Ramos, mulheres grávidas apresentam uma maior propensão a inflamação gengival- mesmo que não apresente doença gengival prévia à gravidez-, do que uma mulher não grávida. Isso acontece devido aos picos hormonais que ocorrem durante a gestação e podem levar a ocorrência de uma lesão chamada “granuloma gravídico”.

Ainda segundo o especialista, na odontologia existe um campo específico de estudo chamado “medicina periodontal”, que tem este apelido por buscar ligações entre a doença gengival e doenças sistêmicas, geralmente de característica crônica. Um dos subcampos de estudo testa a hipótese de que a inflamação sistêmica durante a gravidez, pode levar ao nascimento de bebês prematuros e de baixo peso.

“Alguns estudos afirmam que sim, a inflamação sistêmica causada por doenças gengivais moderadas pode levar a complicações no nascimento do bebê, alguns outros chegaram a conclusão de que há outros fatores a ser estudados. Pesquisas em animais, confirmam que existe o que chamamos de ‘plausibilidade biológica’ que seria a explicação de um mecanismo biológico para esta hipótese. Pelo sim e pelo não, não devemos arriscar, é recomendado fazer o check-up da saúde gengival”, afirmou o especialista Umberto Ramos.