Muito mais do que apenas armazenar gordura, o tecido adiposo produz hormônios. Em mulheres obesas ou com sobrepeso e que, ainda, estejam enfrentando o período da pós-menopausa, as chances de desenvolver câncer de mama são maiores.
Isso porque, de acordo com a oncologista capixaba Carolina Conopca, em um organismo onde, naturalmente, não era para ter nenhum hormônio feminino, o tecido gorduroso continua produzindo o estrogênio.
“As células da mama, que deveriam estar adormecidas, ficam mais expostas aos estímulos que provocam a multiplicação celular. Ele ativa genes nas células, que estimulam o crescimento do câncer”, explica a especialista. Além disso, o tecido adiposo é inflamatório. “Essa inflamação crônica gera radicais livres que também despertam o desenvolvimento de células malignas” finaliza.