Saúde

Mulheres sofrem mais no calor e precisam de cuidados redobrados

Estação favorece a incidência de doenças ginecológicas

Foto: Divulgação
Hidratação é muito importante para evitar as doenças de verão. 

Sol, calor, praia, areia e mar: uma das melhores combinações do verão. Entretanto, a saúde das mulheres, nesta época do ano, corre alguns riscos. Segundo o ginecologista da Unimed Vitória, Madalena Oliveira Bandeira de Mello, é necessário um cuidado maior porque a umidade e as altas temperaturas favorecem a proliferação de micro-organismos que podem causar infecções e processos irritativos na vulva e vagina.

O uso de roupas apertadas, calcinhas de tecido sintético e o hábito de permanecer com o biquíni molhado por várias horas são fatores que propiciam o surgimento de doenças ginecológicas causadas por fungos, bactérias e parasitas. “Candidíase (causada por fungos) e vaginose bacteriana (causada por bactérias) são as principais disfunções recorrentes nesse período e o tratamento é feito por medicamentos via oral e cremes ginecológicos”, explica a ginecologista.

Optar por trajes frescos, roupas íntimas de algodão, urinar após as relações sexuais, usar sabonete neutro ou íntimo e trocar o biquíni molhado assim que for possível são medidas que evitam a propagação de organismos indesejados na região íntima. “Manter uma boa hidratação e uma alimentação balanceada rica em lactobacilos também auxilia na prevenção de infecções. Caso haja coceira, corrimento incomum, ardência, ou lesões na região procure seu ginecologista”, orienta a especialista.