O Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), vai promover um mutirão de cirurgias e atendimentos neste sábado, (14).
Estão previstas 36 cirurgias – seis em Urologia, seis em Proctologia, oito procedimentos de Cirurgia Geral, três cirurgias do aparelho digestivo, oito cirurgias em Oftalmologia e cinco em Ginecologia.
Entre os exames, são 23 mamografias, 20 exames de densitometria óssea, dez tomografias, dez ecocardiogramas, 50 eletrocardiogramas (risco cardiológico), 50 exames de glicemia capilar (risco cardiológico) e mais 50 consultas de risco cardiológico.
LEIA TAMBÉM:
>> Câncer de pele no couro cabeludo: conheça os cuidados para se proteger
>> Do sonho a realidade: barriga solidária como alternativa para a reprodução
>> O que pode ser ouvido tampado ou entupido? Veja 11 causas e o que fazer
Importante destacar que os pacientes atendidos já estão na fila de regulação e ambulatorial.
As ações fazem parte do “Dia E” da Rede de Hospitais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) que tem como objetivo ampliar o atendimento e reduzir as listas de espera por exames e cirurgias no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Mais de 2 mil exames realizados em 8 semanas
Desde o início das atividades do projeto no último mês de outubro, o Hucam-Ufes registrou 1.508 cirurgias eletivas. Isso representa um incremento de 508 procedimentos no período.
Também foram realizados, ao longo de oito semanas, 2.270 exames de radiologia, 582 tomografias, 99 ressonâncias, 387 mamografias e 143 endoscopias. Ao todo, 44 hospitais federais distribuídos em todo o país participam das ações.
O esforço também faz parte do Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas (PNRF), do Ministério da Saúde.