
O Ministério da Saúde organizou, na manhã desta quinta-feira (12), uma coletiva de imprensa para falar sobre a situação do coronavírus no Brasil e explicar a Portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), com definições de normas para isolamento e quarentena para pacientes com suspeita ou confirmação da doença.
Conforme previsto na Portaria, foi determinado que o tempo para isolamento deve ser de 14 dias e a quarentena será de 40 dias. O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira informou que até o momento não há necessidade da aplicação de quarentena, mas a medida está prevista, caso haja necessidade nos próximos dias.
“Nós não temos nenhum lugar no Brasil em que haja necessidade de quarentena”, afirmou o secretário. Wanderson Oliveira disse ainda que uma reunião vai acontecer com os representantes estaduais, na próxima sexta-feira (13), por meio de videoconferência, para a discussão das medidas a serem adotadas.
“Todas essas medidas estão sendo adotadas. Vamos discuti-las amanhã com as secretarias estaduais. Hoje vamos discutir as medidas não-farmacológicas, que são as não medicamentosas, como lavar as mãos, afastamento social, a não realização de eventos”, explicou o secretário.
Oliveira também informou que aconteceu uma reunião com a comunidade científica, na semana passada, na qual surgiram as sugestões das medidas que foram adotadas e constam na Portaria publicada.