Saúde

No Dia do Protético Dentário especialista alerta: próteses mal feitas geram risco a saúde bucal

Prótese mal planejada e executada pode causar problemas bucais que necessitem de cirurgias reconstrutivas

Foto: Pixabay
As próteses são pontes utilizadas para substituir os dentes perdidos. 

No dia 05 de novembro é celebrado o Dia do Protético Dentário, profissional de saúde que trabalha em conjunto com o cirurgião-dentista para restabelecer a capacidade mastigatória e estética do paciente por meio de próteses dentárias. Mas, o que são as próteses? Popularmente conhecidas como “ponte”, as próteses tem finalidade de substituir os dentes perdidos.

Atualmente, datam de mais de 400 anos. Na antiguidade eram planejadas e montadas pelo próprio cirurgião dentista – conhecido como barbeiro cirurgião-. No entanto com o avançar da tecnologia, a função de fabricação das próteses foi delegada a um outro profissional: o técnico em prótese dental (TPD, popularmente conhecido no meio odontológico como “protético”).

Este profissional fabrica as próteses planejadas pelo cirurgião dentista ou o protesista (dentista com especialização em prótese odontológica) e é importantíssimo para que o trabalho fique perfeito tanto funcionalmente, como esteticamente.

De acordo com o especialista, Doutor em Periodontia, Umberto Demoner Ramos que trabalha há dez anos nesta especialização, quando há a necessidade do implante no paciente não é apenas essencial para estética, como também para a saúde. Umberto explica que a falta do dente pode gerar o acumulo de alimentos podendo causar mau halito, além disso, sem a prótese se perde a função mastigatória, fazendo com que o paciente se alimentando mal. “Por ser tratar também de uma área estética, muitas vezes, os pacientes tem problemas psicológicos e deixam de sorrir, o que gera também a fobia social. E os problemas não param por aí, a falta de dentes posteriores pode levar por exemplo a problemas temporomandibulares e dores de cabeça”, comentou o especialista. 

Segundo o implantologista, uma prótese também mal planejada e executada pode causar muitos problemas a longo prazo, (maior probabilidade de infecção, aparência metálica escurecida na gengiva prejudicando a estética, acúmulo de alimentos, entre outros problemas) como também perder o implante. Por isso o protético é tão importante, tanto para a evolução das próteses odontológicas quanto para um bom serviço entregue pelo dentista. O especialista alerta as pessoas a sempre procurarem um bom profissional, manter a saúde bucal e fazer visitas periódicas ao dentista, de seis em seis meses.